Uma mulher ainda não identificada está se passando pela tenente Soraya, da Polícia Militar, para repassar falsas informações para a imprensa sobre um suposto mandado de prisão contra o advogado e candidato a deputado federal Guilherme Oliveira.

O jornalista Marco Silva recebeu a informação no início da tarde desta sexta-feira (23) e ligou para o número que mandou as falsas informações. A pessoa do outro lado da linha se identificou como tenente Soraya e conseguiu enganar o jornalista, que garante que a voz e o jeito de falar era idêntico da policial militar, que trabalhava na assessoria de comunicação do 17º BPM.

Uma matéria chegou a ser publicada com as falsas informações. Assim que foi alertado que se tratada de uma Fake News enviada por uma criminosa, Marco Silva retirou a publicação cerca de 10 minutos depois. No entanto, o tempo foi suficiente para viralizar rapidamente nas redes sociais.

Logo depois, Marco Silva procurou o comandante do 17º BPM, Tenente-Coronel Joanilson Gusmão, que confirmou que golpistas estão se passando pela tenente Soraya para cometer crimes através do aplicativo WhatsApp, incluindo o envio de falsas informações sobre candidatos. Assista abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=0FwdbKQ6rDc

A policial militar tenente Soraya também se manifestou sobre a situação. Ela enviou uma mensagem para imprensa alertando a todos sobre a criação do perfil fake com seu nome e também a foto de um boletim de ocorrência que registrou contra os criminosos. Veja abaixo

SRS, BOA TARDE!

Este grupo foi criado por mim (2º Tenente Soraya) quando eu ainda era a responsável pela Comunicação Social do 17º BPM , atualmente estou em outro Batalhão de Polícia Militar.
Meu contato com os senhores neste momento, é para informar que uma pessoa está se passando por mim e enviando mensagens via WhatsApp com minha foto, através de um número que eu desconheço.

Meu único número os senhores já tem conhecimento. E meu contato com a imprensa era ( e será ) apenas para tratar de assuntos profissionais .

Caso este fake entre em contato com os senhores, peço que denunciem e o bloqueiem imediatamente.

Estou tomando as medidas necessárias para resolver essa situação o mais breve possível. Mas , peço que os senhores não publiquem nada do que for repassado por esse fake, sem antes entrar em contato com o próprio 17º BPM.

Agradeço a atenção de todos.
2º Tenente QOPM Soraya .

O jornalista Marco Silva reforça que também foi vítima do criminoso e que também vai registrar um boletim de ocorrência. Ele pediu desculpas pelo erro na divulgação da falsa informação.

“Peço desculpas aos leitores, patrocinadores e principalmente ao advogado Guilherme Oliveira pelo grave erro. Reforçamos que não existe nenhum mandado de prisão contra Guilherme Oliveira, que continua com sua campanha sem qualquer tipo de impedimento”, disse.