Uma usuária do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) da Secretaria Municipal de Saúde de Codó, denunciou, via WhatsApp, a precariedade do serviço. A mulher que não quis se identificar, relata que está tendo dificuldades de receber o pagamento do benefício que é garantido por lei.

“Quero te pedir uma ajuda, porém não quero meu nome divulgado. Tenho um filho especial e preciso do tfd pra viajar para consultas,mas o atual prefeito ainda não pagou esse ano,viajei mês passado tive que pedir dinheiro emprestado,tô precisando pagar e não tenho condições. Quero receber pra repassar pra quem me emprestou pois tenho medo de quando precisar de novo a pessoa não querer me emprestar de novo. Vc pode me ajudar correndo atrás pra saber quando esse dinheiro vai ser repassado para as pessoas que precisam viajar pra consulta e exames. Fui na prefeitura me disseram que não tem previsão para pagar”, relatou a denunciante.

Procurado por nossa equipe de reportagem, o Secretário Municipal de Saúde, Mário Braga, garantiu que todas as etapas para o pagamento do TFD estão sendo feitas e não soube explicar os motivos da usuária não ter recebido o benefício.

“Marco…..todos os processos de TFD eu assino logo para que o setor de finanças possa pagar….o que quero dizer é que as etapas que dependem da semus todas estão sendo feitas, pela minha pessoa mesmo até pq tudo é muito urgente, principalmente o dinheiro do TFD,diante de uma população tão sofrida como a nossa. Amanhã eu vou lá na finanças pra saber os motivos de atraso se é q tem…..eu preciso checar in loco.Uma coisa te garanto: nenhuma etapa processual que envolve a semus está atrasada.Mas de todo modo,eu te dou um retorno amanhã até meio-dia”, explicou Mário Braga.