Um homem foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (1°) com um golpe de facão na cabeça. O crime ocorreu na Rua Goiânia, no bairro Santo Antônio em Codó (MA).
De acordo com informações preliminares da Polícia Militar, uma mulher encontrou o corpo ao abrir a porta de sua residência. O homem estava caído na calçada de um bar e aparentava ter sido morto com um golpe de facão na cabeça. A vítima foi identificada apenas como José Maria.
Testemunhas informaram que a vítima passou o dia consumindo bebidas alcoólicas e, bêbado, teria decidido dormir na calçada do bar. O autor do crime ainda não foi identificado pela Polícia Militar.
Cuidado com o artigo 212 do Código Penal!
Art. 212 – Vilipendiar cadáver ou suas cinzas:
Pena – detenção, de um a três anos, e multa.
Há também que se falar em DOLO ESPECÍFICO: Deve haver a intenção de tratar com desrespeito, com fim especial de agir.
“Consumação e tentativa”, neste caso foi mera informção, na verdade o dolo a se elucidar seria de quem praticou o ato de ceifar a vida. Que está impuni e a solta entre a sociedade.
O vilipêndio, neste caso, está caracterizado na exposição desnecessária da vítima.
A quem interessa saber se a vítima estava embriagado?
Tudo é uma questão de entendimento, porém o alerta é válido.
[…] pelo Blog do Marco Silva, José Ribamar, mais conhecido como “Caquim”, é acusado de matar um cidadão com um golpe de facão na cabeça na madrugada do dia 1° de março, na Rua Goiânia, no bairro Santo […]