Todo ‘brasileiro raiz’ adora se juntar aos amigos e familiares para torcer pelo Brasil na época da Copa do Mundo. Além do ‘espírito da união’, esse período também é marcado pelas decorações verde e amarela que enfeitam as ruas do país. Na capital maranhense, São Luís, não é muito diferente.
Os moradores da Rua Intendente Nuno Pinho, no bairro Conjunto Cohab Anil IV, mantêm essa tradição viva desde 1998. Na expectativa do hexa, eles decoraram a rua inteira com bandeirinhas e pintaram o asfalto com desenhos e frases nas cores da bandeira do Brasil.
Paulo Davi, de 25 anos, foi um dos mais de 30 moradores que colocaram a ‘mão na massa’ para dar continuidade à antiga tradição. Ele contou ao g1 que desde criança via as decorações sendo colocadas pelos avós e pessoas mais velhas da rua e, à medida que foi crescendo, resolveu começar a ajudá-los.
“A gente viu eles fazendo [as decorações] quando éramos crianças e a gente foi crescendo e começou a ajudar. Esse ano a gente se viu no dever de tomar conta disso para não perder essa tradição que vem desde 1998. O futebol sempre uniu todo mundo da rua e na copa a gente sentiu essa necessidade de participar de tudo isso”, disse Paulo.
Segundo Paulo, a mobilização começou desde agosto, com a arrecadação de dinheiro para comprar os materiais da decoração. No bairro, não só os atuais moradores da rua se juntaram para ajudar na tradição, mas também as pessoas que já não vivem mais lá.
“A rua toda se mobiliza e até pessoas que já moraram lá voltam para ajudar. A gente também pegou a arrecadação de todas as casas para comprar os materiais da decoração”, explicou o morador.
Outras ruas que estão no clima da Copa
Além da Rua Intendente Nuno Pinho, outros bairros de São Luís também estão com as ruas decoradas para a Copa do Mundo. A Rua Paquistão, no Anjo da Guarda, estampa as tirinhas verde e amarela penduradas ao longo da via.
A Rua do Norte, na Madre Deus, também não fica para trás com as suas bandeirinhas coloridas.
Com informações do G1 Maranhão
Deixe um comentário