Lembre-se que ninguém se trona melhor ou pior porque disse “não” a outra pessoa.

Cada ser humano é único e tem suas próprias batalhas a enfrentar.

Para muitos, uma delas envolve aprender a dizer não sem se sentir mal por isso. E o que parece bem simples inclui uma série de questões, pois, se não for controlado, o medo de rejeitar faz com que essas pessoas aceitem coisas que não gostariam. Assim, agem para não contrariar terceiros e contrariam a si mesmas.

Este tipo de atitude representa um nível de dependência emocional tão grande, que a pessoa não consegue demonstrar sua real vontade.

Para aprender a dizer não — ou dizer “sim” de maneira justa e honesta —, o primeiro passo é entender que ninguém se torna melhor ou pior porque disse “não” a outra pessoa.

E a única forma de saber o que você não quer, é identificando aquilo que realmente quer. Para isso, procure se conhecer melhor, buscando dentro de si os seus objetivos, seus valores, suas qualidades, enfim, a sua essência.

Assim conseguirá identificar com maior clareza o que merece o seu sim ou o seu não.

Permita-se fazer diferente!

Coloque sua vontade em primeiro plano, e avalie se você realmente tem condições de atender aos pedidos que lhe fazem.

Seja sincero e não se preocupe tanto em ser aceito, pois as pessoas que realmente gostam de você não te abandonarão por fazer aquilo que é certo e bom para sua vida.

Conceda favores na medida de suas possibilidades, sempre levando em conta a sua vontade.

Lembre-se sempre que a vida é feita de escolhas e que você tem todo o direito de optar por aquelas que te aproximem da felicidade e da paz interior. Liberte-se do medo de dizer não e tenha a consciência de que aqueles que te amam irão respeitar as suas decisões.

@katia.mastercoach