Marco Silva se tornou alvo de um novo processo no Juizado Especial Cível e Criminal de Codó. O jornalista é acusado de ofender Guilherme Oliveira ao comentar “Advogado do INSS” em grupos de WhatsApp.
O comentário que deixou Guilherme Oliveira furioso foi feito por Marco Silva em grupos de WhatsApp na madrugada do dia 21 de agosto. Na época, o jornalista publicou um breve texto com uma análise política sobre a pequena quantidade de pessoas que estavam participando de reuniões feitas por um político que ele chamou de “Advogado do INSS”.
Mesmo sem ter seu nome citado nas publicações, Guilherme Oliveira entendeu que as mensagens foram direcionadas a ele, por causa de sua prisão em junho de 2022 durante operação da Polícia Federal que desarticulou uma organização criminosa que praticava crimes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Se sentindo ofendido e constrangido, o advogado pede que Marco Silva seja condenado a pagar o valor de R$ 5 mil de indenização por danos morais. A ação será julgada pelo Juiz de Direito Titular do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Codó (MA), Dr. Iran Kurban Filho.
Preso pela Polícia Federal
O advogado Guilherme Oliveira e dois servidores públicos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram presos pela Polícia Federal por meio da “Operação Êxodo”, que investiga um grupo suspeito de fraudes previdenciárias.
A operação foi deflagrada na manhã do dia 1º de junho no município de Codó e tinha como alvo a empresa Branco & Oliveira Advogados Associados, que pertence ao advogado Guilherme Oliveira, e dois servidores do INSS, identificados apenas como Ary e Israel Márcio.
De acordo com informações da Polícia Federal, as investigações apontam que centenas de benefícios foram concedidos com indícios de fraude. O prejuízo estimado é de cerca de R$ 18 milhões em valores pagos e previstos para pagamento.
Apesar dos fortes indícios de fraudes contra o INSS apontados pela investigação da PF, o juiz federal Saulo Casali Bahia mandou soltar Guilherme Oliveira um dia após sua prisão.
Voto Camilo Figueiredo, ele foi um Deputado que fez muito Codó e ajudou muitas gentes
Ah qual é? todo mundo sabe que você remeteu a ele o caso de corrupção lá do INSS, e como é um caso em que não há uma decisão transitada em julgado, você cometeu crime ao fazer isso!