O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) parabenizou a oposição ao governo de Jair Bolsonaro (PSL) por atuar para minimizar os efeitos da reforma da Previdência. Apesar de aprovada em segundo turno na noite desta terça-feira (6), diversos pontos apresentados por parlamentares contrários à reforma minimizaram os impactos sobre os mais vulneráveis, como alteração em regras sobre pensão e mulheres.
“É preciso destacar que aquilo que é ruim, só não é ainda pior por causa da atuação corajosa da oposição no Plenário e dos movimentos sociais nas ruas. A Previdência foi aprovada a partir de premissas falsas largamente difundidas. Eles falaram muito de privilégios, mas o texto aprovado tira daqueles que mais precisam da proteção do estado e da Seguridade Social. Depois falaram que a reforma resolveria a economia, mas não passamos nem um período para que membros do próprio governo federal dissessem que não é bem assim, dizendo que agora precisaremos de outras mudanças. O que sabemos é que a economia ajustada, equilibrada e aquecida é capaz de resolver o problema da Previdência”, afirmou o deputado.
Jerry afirmou que tanto desencontro nas informações fará com que a luta contra a reforma continue no parlamento e nas ruas do Brasil. “Não tardará para que os brasileiros tomem consciência do que aconteceu essa noite no plenário. Eles destruíram a seguridade social utilizando o argumento de que era necessário ajudar a Previdência.”, completou.
Na Câmara o texto-base da reforma recebeu 370 votos a favor, 124 contra e uma abstenção, e segue agora para o Senado, onde também precisa ser debatido e aprovado em dois turnos. Antes disso os deputados discutirão destaques e emendas supressivas. Propostas que alteram ou acrescentam pontos não podem mais ser apresentadas.
Deixe um comentário