Reabriu nesta quinta-feira (15) o prazo para quem deseja participar do Programa Desenrola Brasil, que oferece até 90% de desconto nas dívidas de pessoas inadimplentes em todo o nordeste. No Maranhão, 1.925.570 de pessoas estão em inadimplência, destas, 461 mil pessoas se concentram em São Luís.

Os interessados em negociar suas dívidas podem fazer o cadastro no site do governo federal e, após isso, procurar as agências dos Correios até o dia 29 deste mês ou baixar o aplicativo do Serasa para tirar dúvidas e ver se é beneficiado.

O programa é uma parceria do governo federal com o Serasa e tem como objetivo reduzir o endividamento da população e facilitar as negociações com bancos e empresas de crédito.

Na última edição do programa, foram mais de 27.400 pessoas no Maranhão que puderam deixar as dívidas e limpar o nome. Segundo o Serasa, o estado teve uma redução do número total de dívidas acima da média nacional até dezembro de 2023.

Como ter acesso à plataforma?

Para ter acesso à plataforma do Desenrola Brasil, o consumidor precisará ter um cadastro gov.br com níveis de certificação prata ou ouro, além de ter os dados cadastrais atualizados. O processo, segundo o Ministério da Fazenda, é uma medida de segurança.

A conta gov.br é uma identificação que comprova em meios digitais a identidade do cidadão. Com ela, é possível se identificar com segurança na hora de acessar serviços digitais oferecidos pelo governo, como a CNH Digital, a Declaração de Imposto de Renda e serviços do SUS, do Portal e-Social e Enem, por exemplo.

A conta é gratuita e está disponível para todos os brasileiros. O cadastro é feito diretamente no portal do governo federal.

Siga o passo a passo para fazer uma conta no gov.br:

  1. Acesse o site do governo;
  2. Selecione a opção “entrar com gov.br”
  3. Digite seu CPF e clique em “continuar”;
  4. Leia, aceite os termos e clique em “Continuar”;
  5. Aponte um dos bancos para criar a conta ou clique em “Tentar de outra forma”, caso você não possua conta em banco ou não queira utilizá-la;
  6. Preencha o formulário com seus dados, que podem ser validados na Receita Federal ou no INSS. O cadastro também pode ser realizado em uma Agência do INSS ou nos postos do Senatran. Esse formulário, no entanto, só permite o nível Bronze (veja abaixo como aumentar o nível da conta gov.br);
  7. A plataforma vai enviar um código, que pode ser recebido via e-mail ou celular. Digite-o no local indicado;
  8. Crie uma senha que atenda os critérios exigidos;
  9. Com isso, já é possível fazer o login com a conta gov.br em outros serviços.

Com informações do G1