Mais um lote de vacinas contra a Covid-19 chegou ao Maranhão nesta sexta-feira (6), são 109.980 doses da vacina Pfizer e 2.800 doses da vacina Janssen, totalizando 112.780 doses de imunizantes para Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforçar a campanha de vacinação no estado. A distribuição aos 217 municípios maranhenses será realizada na próxima semana.
“As doses que chegaram nesta sexta-feira vão garantir a continuidade da campanha de vacinação no Maranhão. As vacinas Pfizer serão destinadas à aplicação de primeira e segunda dose, já os imunizantes da Janssen são de dose única, garantindo a imunização completa apenas com uma dose”, explica a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira.
As vacinas foram encaminhadas à Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi-MA) da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Na ocasião, as vacinas da Pfizer foram armazenadas em ultrafreezers, aparelhos que garantem a conservação adequada da vacina e podem chegar à temperatura de –86°.
Para a distribuição, a SES conta com a parceria do Centro Tático Aéreo (CTA), que faz o transporte das vacinas com o uso de helicópteros e avião, e da Polícia Militar, responsável pela segurança no deslocamento. Para o transporte das vacinas também são utilizadas vans refrigeradas.
Com a nova remessa, o Maranhão totaliza 5.789.910 doses recebidas, sendo 1.644.220 doses da CoronaVac, 3.187.600 doses da AstraZeneca, 845.190 doses da Pfizer e 112.900 doses da Janssen.
Novas doses
Está previsto ainda para este fim de semana a chegada de novas doses de imunizantes ao Maranhão. Durante a madrugada do sábado (7), devem chegar 63.000 doses da AstraZeneca/Fiocruz, destinada à aplicação de D2, e no período da tarde, 65.600 doses da AstraZeneca/Covax para a aplicação de D1.
Parabéns ao presidente Bolsonaro