O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Diego Rolim, participou, na terça-feira (24), em Brasília, de reunião de alinhamento do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal e também de reunião com o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. Na ocasião, foi alinhada a proposta de Plano Integrado de Combate aos Incêndios Florestais e discutida a agenda dos governos na 26ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (COP26).
Fazem parte do Fórum os nove estados da Amazônia Legal, sendo eles: o Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Além de ser um ativo estratégico para o Brasil, a região concentra um dos três maiores acervos ambientais do planeta. Por meio do Fórum, os secretários da pasta do Meio Ambiente discutem pautas coletivas e articulam ações conjuntas em prol de proteger a maior floresta tropical úmida do mundo e as suas regiões.
A reunião contou também com a presença de representantes dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, que são membros da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF), uma colaboração entre estados e províncias subnacionais que visa apoiar e fomentar o desenvolvimento de sistemas subnacionais de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) e conectá-los a diferentes opções de financiamento.
Consórcio da Amazônia Legal
O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal de forma integrada e cooperativa, considerando as oportunidades e os desafios regionais.
Deixe um comentário