A delegação do Maranhão brilhou na etapa regional Norte-Nordeste das Paralimpíadas Escolares 2023, realizada em Belém (PA), entre os dias 9 a 11 de agosto. A equipe maranhense viajou com o apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), e conquistou 43 medalhas, sendo 18 de ouro, 14 de prata e 11 de bronze.

Pelo segundo ano consecutivo, a paratleta Caroline Martins, de 16 anos, representou o Maranhão na etapa regional na modalidade de atletismo. Nesta edição, garantiu três medalhas de ouro nas provas de salto em distância, 400 metros e 100 metros.

“Estou muito feliz em conquistar essas medalhas justamente no meu último ano nas Paralimpíadas Escolares. Agora vou intensificar os meus treinos para representar o nosso estado na etapa nacional”, disse Caroline.

O secretário da Sedel, Naldir Lopes, esteve presente no evento esportivo e também comemorou o resultado. “Temos nos esforçado a cada ano para incentivar a inclusão da pessoa com deficiência no esporte. Fico muito feliz de garantir a participação da nossa delegação em mais uma edição das Paralimpíadas Escolares”, enfatizou o secretário Naldir.

Este ano, o Maranhão bateu o recorde de inscrições e contou com a participação de oito municípios: São Luís, Imperatriz, Davinopólis, Governador Edison Lobão, Aldeias Altas, Codó, Santa Rita e Bacabal.

Paralimpíadas Escolares 2023

As Paralimpíadas Escolares têm o mesmo formato do ano passado. Serão três fases regionais: Belém, Brasília e São Paulo, entre os meses de agosto e setembro. Para as regionais, foram selecionadas as modalidades que possuem um grande número de inscritos na fase nacional.

Os três primeiros colocados nos regionais de atletismo e natação se classificam automaticamente para a fase nacional, que também será em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico, de 27 de novembro a 2 de dezembro. Já na bocha, os dois primeiros, por gênero, conquistam a vaga.