Os finalistas do Campeonato Maranhense de 2025 foram definidos na noite desta quarta-feira (7), com o encerramento das semifinais em São Luís. No Estádio Castelão, o Sampaio Corrêa foi eliminado ao perder por 2 a 0 para o Imperatriz. Já no Nhozinho Santos, o Maranhão Atlético Clube (MAC) foi derrotado pelo IAPE por 1 a 0, mas garantiu a vaga na decisão graças à goleada por 4 a 0 no jogo de ida.

Com os resultados, Maranhão e Imperatriz disputarão o título estadual em uma série de dois jogos, com datas a serem anunciadas pela Federação Maranhense de Futebol (FMF). As equipes terminaram empatadas na pontuação geral, mas o MAC terá a vantagem de decidir em casa, no Castelão, por ter melhor saldo de gols.

A FMF estuda agendar os confrontos para dois sábados, buscando atrair maior público. Para isso, será necessário solicitar à CBF a alteração das datas dos jogos dos dois clubes na Série D do Campeonato Brasileiro. Com a classificação, MAC e Imperatriz também garantiram vaga na Copa do Brasil, na Série D e na Copa do Nordeste de 2026.

Sampaio Corrêa 0 x 2 Imperatriz

Depois de vencer o jogo de ida por 2 a 1, o Sampaio entrou em campo com postura defensiva e acabou sendo surpreendido pelo Imperatriz. No primeiro tempo, as chances foram escassas. O Cavalo de Aço levou perigo em um cruzamento de Fabrício para Papel, que finalizou, mas o zagueiro Eduardo salvou em cima da linha. A única chance do Sampaio foi em cobrança de falta, aos 47 minutos, quando Nadson cruzou para Eduardo, que cabeceou para defesa de Redson.

Na etapa final, o Imperatriz voltou mais agressivo e abriu o placar aos 9 minutos, com PH, após cobrança de escanteio. O Sampaio quase empatou aos 23, quando Pimentinha acertou a trave, mas o time se abriu demais e acabou sofrendo o segundo gol aos 32, em contra-ataque finalizado por Café.

Sem forças para reagir, o Sampaio viu sua eliminação se concretizar e, com ela, a perda da vaga na Copa do Brasil — algo que não acontecia há 18 anos. O público presente foi de apenas 723 torcedores, para uma renda de R$ 9.425,00.

Maranhão 0 x 1 IAPE

Após a goleada por 4 a 0 no primeiro confronto, o Maranhão entrou em campo com certo relaxamento e foi surpreendido pelo IAPE. O MAC até teve leve domínio no primeiro tempo, criando algumas chances, mas sem efetividade. No segundo tempo, o IAPE voltou mais organizado e marcou o único gol da partida aos 12 minutos, com Enzo.

Apesar da derrota, o Maranhão garantiu a vaga na final com tranquilidade, graças ao amplo placar construído no jogo de ida.

Regulamento da final

A decisão do Campeonato Maranhense será disputada em dois jogos, um em São Luís e outro no interior. Não haverá vantagem por melhor campanha: em caso de empate no placar agregado, o campeão será definido nos pênaltis.