O Governo do Estado e os municípios maranhenses aprovaram, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), a ampliação do público-alvo da segunda dose de reforço (ou quarta dose) contra a Covid-19. A dose passa a ser disponibilizada também para idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Nesta nova etapa, mais de 196 mil pessoas devem ser vacinadas no Maranhão.
“O avanço na luta contra o coronavírus somente é possível com o envolvimento de toda a sociedade. A vacina tem comprovado a sua eficácia contra a doença, por isso, precisamos continuar incentivando a população a reforçar a sua proteção e a da sua família”, incentiva o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
A quarta dose contra a Covid-19 já estava sendo aplicada em idosos com 80 anos ou mais e pessoas imunossuprimidas com 12 anos ou mais. O intervalo mínimo para receber a dose é de quatro meses após a 3ª dose e, para a vacinação, devem ser apresentados documento de identificação e carteira de vacinação.
Segundo a resolução aprovada, a vacina da dose de reforço é, preferencialmente, a Pfizer, podendo ser adotada, de maneira alternativa e conforme estoque disponível, a Janssen ou AstraZeneca. Ainda de acordo com a resolução, terão prioridade os trabalhadores da saúde que estiverem no exercício de suas funções nas unidades de saúde, sejam elas públicas ou privadas.
A vacinação contra a Covid-19 está disponível nos postos municipais e, para ampliar a cobertura vacinal, o Estado disponibiliza três pontos na capital: IEMA Rio Anil (antigo Cintra) e as policlínicas Cidade Operária e Vinhais.
Deixe um comentário