Saiba como realizar a manutenção de capacetes adequadamente, garantindo a sua durabilidade e segurança.

Essa é uma informação que costuma passar despercebida, mas você sabia que o capacete de moto deve estar sempre bem conservado? Isso ajuda a garantir maior segurança, além de aumentar a vida útil do equipamento, o que é muito importante, especialmente para os motociclistas. Se você tem uma moto, muito provavelmente tem um capacete e sabe da importância de conservar o capacete. 

Além de garantir a segurança do motociclista, protegendo a cabeça do piloto ao reduzir possíveis impactos em um eventual acidente, o capacete de moto também auxilia no dia a dia. As viseiras do capacete protegem contra poeira, chuva e até mesmo contra insetos e outros resíduos que possam afetar a visão do piloto quando estiver na estrada.

Esses são só alguns dos motivos pelos quais é importante manter o capacete muito bem higienizado, bem guardado e sempre em ótimo estado de conservação. Confira uma lista completa com as principais dicas para garantir a durabilidade e a segurança desse equipamento para deixar o seu dia a dia mais seguro e fácil. 

1. Faça a limpeza externa do capacete 

Comece os cuidados pela limpeza externa do capacete. Mas, para isso, é preciso ter um certo cuidado na hora de limpar e polir o equipamento. Os capacetes têm praticamente o mesmo acabamento que os carros, o que torna a peça mais sensível a removedores e produtos em aerosol. Além disso, evite produtos à base de petróleo, pois podem causar corrosão e manchas, fazendo com que o capacete perca sua proteção natural.

O mais indicado é investir em um limpador de capacetes de boa qualidade, que vai ajudar a prolongar a vida útil da peça. Entretanto, não se esqueça de ter cuidado na hora de esfregar, para que o equipamento não perca o brilho. 

2. Faça a limpeza interna do capacete 

A maioria dos capacetes possui uma parte interna removível, feita especialmente para ajudar na hora da limpeza. Comece evitando o uso de água quente ou muito gelada, e, em hipótese alguma, coloque a parte interna do equipamento na máquina de lavar. O recomendado é lavar essa parte com água morna, usando uma escova macia e um sabão neutro ou com PH baixo. 

3. Limpe a viseira 

Para fazer a limpeza da viseira, você também deve utilizar água morna, sabão neutro e um pano macio. Durante a rotina do dia a dia, é muito comum que os pilotos usem uma flanela para fazer uma limpeza rápida ou para tirar a gordura, mas a lavagem ainda é indispensável. 

Não use esponjas de aço ou qualquer objeto que seja áspero, porque a limpeza indevida pode acabar prejudicando a visibilidade, além de causar arranhões no capacete, que, por consequência, afeta a sua segurança e a das pessoas ao redor.  

4. Limpe o sistema de ventilação do capacete 

Sim, a maioria dos capacetes de moto possuem um sistema de ventilação, que nada mais é do que pequenas aberturas por onde o ar entra. Essas aberturas não deixam que a viseira fique embaçada, além de ajudarem o ar a circular dentro do capacete. A limpeza dessa parte pode ser feita com uma haste fina (um palito) envolvida em um pedaço de algodão levemente umedecido em água e sabão neutro.

5. Limpe e lubrifique as borrachas do capacete 

As partes emborrachadas do capacete também necessitam de manutenção regular. Após realizar a limpeza usando água e sabão neutro, faça a lubrificação usando um pouco de silicone líquido. Essa lubrificação vai evitar que a borracha fique dura e acabe se despedaçando com o passar do tempo. Além disso, esse cuidado mantém a viseira selada, evitando a entrada de poeira e pequenos detritos no capacete.