programa Mais Médicos bateu o recorde de profissionais, com mais de 18.500 médicos vinculados ao programa. Eles atuarão com atenção primária da saúde em todo o Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, este é o maior número de profissionais já registrado no programa.

O maior número até então foi registrado durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), quando se somavam 18.200 médicos. O Mais Médicos foi lançado durante seu 1º mandato, em 2013. Nesse período, cerca de  60% dos integrantes eram cubanos.

Atualmente, a grande maioria dos integrantes do Mais Médicos é formada por brasileiros formados no Brasil, seguidos formados no exterior. Durante o governo do ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), o programa foi substituído pelo Médicos pelo Brasil. 

Com a entrada de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o programa voltou com algumas mudanças no projeto inicial. O presidente sancionou a lei que instituiu o novo programa em julho. Com o novo formato serão abertas mais de 15.000 novas vagas com a efetivação de 28.000 até o final de 2023.

Até o momento foram abertas cerca de 13.000 novas vagas em 2023. Elas foram preenchidas com profissionais que atenderão os mais de 4.000 municípios do Brasil com maior concentração em regiões periféricas, mais pobres e no interior do país.

Com informações do portal Meio Norte