Segundo dados do Ministério da Previdência Social, 29.717 pessoas esperam por perícia médica para benefícios de incapacidade no Maranhão. Além disso, 21.998 maranhenses aguardam a perícia médica e social para Benefício de Prestação Continuada deficiente. O estado tem uma das maiores filas de todo o Nordeste.

Por causa da quantidade de pessoas esperando, o governo federal criou um mutirão de atendimentos. Agências da Previdência Social de São Luís e dos municípios de São Bento e Timon estão abrindo nos dias 23 e 24 de setembro e realizando atendimentos.

Em São Luís, o atendimento acontece Agência Deodoro e no prédio da Gerência-Executiva do INSS no bairro Calhau, onde estão sendo realizadas as perícias da Agência Bom Menino. As perícias médicas serão realizadas a partir das 7h.

Ao todo, são 990 vagas para realização de perícias de auxílio por incapacidade e de Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoa com deficiência.

No entanto, só estão sendo atendidos quem já foi chamado pelo INSS ou realizaram um agendamento previamente por meio da Central 135, aplicativo Meu INSS ou site meu.inss.gov.br.

Por conta dessa limitação no agendamento, neste sábado (23) muitos foram para as agências tentar o atendimento, mas não conseguiram e reclamaram.

Para quem já fez o agendamento para este domingo (24), é preciso ficar atento ao horário do atendimento. Também é recomendável chegar com 15 minutos de antecedência e não esquecer de levar a documentação médica, como laudos, exames, atestados, receitas, e outros documentos necessários. Ainda é obrigatório apresentar um documento de identificação com foto, inclusive para os menores de idade.

Com informações do G1