Mais de 50 mil candidatos faltaram ao segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio no Maranhão (Enem) 2023. No total foram inscritos 165.769 candidatos e apenas 112.679 realizaram as provas em todo o Maranhão, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Apenas 67,97% dos inscritos compareceram ao segundo dia de aplicação das provas. Ao todo, foram 53.090 candidatos ausentes (32,03%). O participante, caso tenha comparecido ao primeiro dia, não é eliminado e poderá usar o resultado apenas para autoavaliação de conhecimentos.
No Brasil, cerca de 2,8 milhões de pessoas fizeram as provas no primeiro domingo, dia 5. Já no último domingo (12), 2,6 milhões de pessoas realizaram o exame. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Enem aconteceu em 9.396 locais, em 1.750 municípios brasileiros. No Maranhão foi realizado em 79 municípios maranhenses, com 544 locais disponibilizados.
No segundo dia de aplicação da prova, 2217 participantes foram eliminados e 859 tiveram problemas logísticos. Para esses casos, o participante afetado durante a aplicação das provas ou acometido por uma das doenças infectocontagiosas listadas em edital na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia de aplicação das provas tem direito a reaplicação do exame.
A solicitação deve ser feita na Página do Participante do Enem, de 13 a 17 de novembro de 2023. Para os casos de doenças infectocontagiosas, é necessário inserir documento legível que comprove a condição que motiva a solicitação reaplicação.
Com informações do Inep
Deixe um comentário