O criador e pesquisador Matias Sales denunciou ao g1 que onças estão devorando animais e causando prejuízos aos fazendeiros no município de Domingos Mourão, Norte do Piauí. Em cinco meses, mais de 100 caprinos em seis propriedades foram mortos pelas onças.
As propriedades atacadas pelas onças ficam nos povoados Tamboril, Alto Bonito, Cachoeira, Santa Teresa, Malhada Grande e Tinguis.
Matias Sales é proprietário de um sítio da região e desenvolve um projeto de melhoria genética dos caprinos. Anteriormente, ele possuía 130 caprinos, contudo, com os ataques das onças, agora só restam 55. Se a situação continuar, ele acredita que, até fevereiro de 2024, não haverá mais animais em sua propriedade.
“Os criadores estão em pânico e acreditam que isso que está acontecendo é por conta do desequilíbrio ambiental que está acontecendo na região em função do grande desmatamento para a implantação de energia solar eólica e de placa solar que está sendo feito na localidade Saco dos Polidoros, em Piripiri. O desmatamento e o barulho das máquinas estão gerando a fuga dos felinos para outras regiões”, disse Matias Sales.
O pesquisador relatou ainda que um dos criadores da região possuía 45 animais e que, em pouco tempo, perdeu mais de 30. Para não ter um prejuízo maior, ele decidiu vender os animais que restavam.
Os criadores denunciaram a situação ao Ministério Público do Piauí (MP-PI). A polícia ambiental deve realizar uma reunião para definir quais procedimentos serão adotados para que os ataques das onças não aconteçam mais.
Com informações do G1
Deixe um comentário