De acordo com dados alarmantes do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde, mais da metade da população maranhense, ou seja, 58%, está acima do peso.
O sobrepeso afeta mais de 36% dos maranhenses, enquanto 15,6% atingiram a obesidade leve, 43% a obesidade severa e 1,46% o grau mórbido.
Conforme a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é caracterizada pelo excesso de gordura corporal em quantidade que prejudica a saúde, sendo considerada uma doença crônica e progressiva sem cura.
A principal indicação é um índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 30. A obesidade aumenta significativamente o risco de problemas de saúde graves. O tratamento é baseado em mudanças no estilo de vida, como dieta e exercícios físicos.
Em alguns casos, a cirurgia bariátrica é uma opção. De acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Universitário em São Luís realizou 329 cirurgias bariátricas entre 2017 e 2022. Geralmente, esse procedimento é recomendado para pacientes com obesidade moderada e que apresentam comorbidades.
Deixe um comentário