Enquanto o presidente Michel Temer tem a reprovação do seu governo aumentando, o ex-presidente Lula da Silva vai se distanciando dos pretensos concorrentes numa eventual disputa para a presidência da República, em 2018. E aqui no Maranhão, em qual palanque Lula subirá? No de Flávio Dino ou de Roseana Sarney?
Pesquisa realizada pelo instituto MDA, contratada pela Confederação Nacional dos Transportes, aponta que o ex-presidente petista tem boa margem de diferença em relação aos que podem disputar contra ele.
Mas não o suficiente para ganhar no primeiro turno. Numa segunda etapa do pleito em 2018, Lula venceria qualquer que fosse seu adversário.
Mas, com quem Lula estará em 2018 aqui no Maranhão? O PT tem sido parceiro do PCdoB, mas nas últimas eleições para governador, Lula esteve com Roseana e gravou pedindo votos para Edinho Lobão. Em nenhuma ocasião com Flávio Dino, que disputou em 2010 e ganhou em 2014.
A relação do petista com o comunista do Maranhão nunca foi de amor e paixão Dino sempre recebeu o carinho de Dilma Rousseff e a desconfiança de Lula. Vários governadores foram ao velório da Dona Marisa, menos o do Maranhão.
Embora o PMDB tenha mantido uma certa distância do ex-presidente petista, Sarney nunca deixou de conversar com Lula ao telefone. Roseana pode não ter agradado a Dilma, mas sempre recebeu o carinho de Lula.
O PT no Maranhão compõe a base do governo comunista, mas sem direito a nenhuma participação na administração. Os petistas que lá estão, são da cota pessoal do governador.
No governo de Roseana, o PT formou aliança com o PMDB maranhense e teve avalizado pelo próprio Lula a indicação de Washington Oliveira como vice da chapa que saiu vencedora.
Então, as probabilidades de Lula subir ao palanque de Roseana Sarney são bem maiores. Agora, isto se a ex-governadora for mesmo candidata em 2018.