Recentemente, um episódio no BBB 24 causou alvoroço nas redes sociais. A participante do reality, Yasmin Brunet, foi alvo da votação de colegas que justificaram a escolha por conta das roupas transparentes usadas por ela. O argumento dos brothers acendeu o debate na internet sobre o empoderamento das mulheres em relação ao próprio corpo e o respeito à decisão sobre como elas querem se vestir.
Para as mulheres, a relação com as roupas, sobretudo, as peças consideradas sensuais, perpassa por um histórico de pressão estética. Estudo realizado pelo Instituto Kantar Ibope revela que 13% do público feminino sofre com baixa autoestima. O dado revela a dificuldade das mulheres em desenvolver uma autoimagem positiva em relação aos seus corpos.
Neste contexto, o uso de looks sexys pode ser entendido como um movimento de afirmação da autoestima. Croppeds, shorts, vestidos com transparência e lingeries são exemplos de peças que não só valorizam o corpo feminino, como demonstram a confiança da mulher na sua própria imagem.
Lingeries: expressão de confiança, empoderamento e identidade
Para muitas mulheres, a lingerie é sinônimo de exaltação do corpo feminino, o que pode contribuir para o empoderamento de seus corpos. No estudo “A Lingerie enquanto fator influenciador na construção identitária da Mulher”, a pesquisadora Maria Luísa Farragolo afirma que a peça tem um papel simbólico para a mulher, indo além de uma vestimenta qualquer no guarda-roupa.
O uso de peças sensuais pode contribuir para ressignificar o olhar das mulheres sobre suas características físicas. O modelo adequado é capaz de deixar o corpo delineado, valorizando as curvas. Segundo Farragolo, além do aspecto utilitário, fatores sociológicos e psicológicos também contribuem para agregar valor no seu uso.
A pesquisadora afirma que o significado da peça evoluiu conforme o papel social da mulher, passando por dimensões de idealização, sexualidade, estereótipos e autoestima. Devido a esses fatores, a pesquisa demonstra que a decisão pelo uso de uma lingerie vai além de questões estéticas. O observado é a forte presença de componentes emocionais, como bem-estar, autoconfiança e independência.
Além disso, as lingeries não se restringem apenas a calcinha e sutiã. Itens como corselets, bralettes, cintas-ligas, robes e camisola feminina também podem proporcionar uma aparência sensual.
Assim como existem diferentes tipos de corpos, há diversos modelos de lingerie. Na hora de escolher uma opção, é aconselhável conhecer o seu estilo pessoal e priorizar a sensação de bem-estar.
Como a moda pode ajudar na autoestima?
Desde o seu surgimento, a moda tem o propósito de diferenciar estilos, sendo capaz de criar tendências para uma época e, até mesmo, influenciar na identidade das pessoas.
As roupas expressam personalidade, preferências e individualidades. Sentir-se bem com uma determinada peça pode influenciar a forma como a pessoa se enxerga e provocar um sentimento de autoconfiança.
Além disso, a moda pode contribuir para a consciência corporal e segurança. Entender sobre caimento, corte e tipos de tecidos auxilia na escolha dos modelos. Isso aumenta as chances de satisfação com a imagem vista no espelho.
Dicas para montar looks sensuais
Para quem deseja aderir ao estilo sensual, algumas orientações podem auxiliar na composição dos looks.
Deixe a pele à mostra
Estar com a pele à mostra é uma característica que pode trazer sensualidade a qualquer visual. Decotes, fendas e peças que deixam as costas de fora são alguns dos recursos que podem ser usados. Tecidos com transparência e renda também ajudam a destacar partes do corpo e garantir a elegância do look.
Aposte em tecidos que modelam o corpo
Quando o assunto é sensualidade, os tecidos têm um papel essencial. Para as roupas justas, a preferência é por materiais com elastano, que tenham a capacidade de se ajustar bem ao corpo. Além disso, a depender do caimento, o tecido pode valorizar o busto e marcar a cintura.
Use acessórios para realçar partes do corpo
Brincos, pulseiras e colares podem deixar o look ainda mais sexy. Uma roupa com decote em V, por exemplo, pode valorizar ainda mais a região com um o uso de um colar longo. Além disso, os cintos e as correntes também ajudam a marcar a cintura e trazer mais destaque para a peça.
Deixe um comentário