A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, recebeu um prêmio no Green Carpet Fashion Awards, evento que premia iniciativas de moda sustentável e ocorre dias antes do Oscar em Los Angeles, nos Estados Unidos. O prêmio foi entregue pelas mãos do ator Leonardo Di Caprio.

Guajajara venceu na categoria “The Healer” e o anúncio da premiação aconteceu na última quinta-feira (9), mas, somente no domingo (12) o ator e a ministra publicaram sobre o assunto.

“Pelas extraordinárias conquistas na defesa das florestas e por reposicionar os Povos Indígenas no centro da agenda climática global”, afirmou a ministra, em uma postagem nas redes sociais.

Segundo Guajajara, a premiação também é um ‘reconhecimento da luta dos povos indígenas’ ao público internacional e representa a garantia da proteção de seus territórios e da biodiversidade. Já o ator Leonardo Di Caprio classificou Sônia como uma ‘guardiã do planeta’

“A ministra Guajajara tem sido uma ativista ambiental ferrenha diante das graves ameaças aos povos indígenas, defendendo uma população brasileira de mais de 900.000 indígenas e suas mais de 300 culturas diferentes. Para ajudar a enfrentar as ameaças crescentes à sua casa-floresta, minha organização Re:wild lançou nosso Fundo Florestal da Amazônia em 2019 para aprofundar nossa parceria com Sônia e outros defensores indígenas na linha de frente com os quais estamos lado a lado”, afirmou o ator, que diz se identificar como ativista do clima e, com frequência, faz postagens alertando sobre as mudanças climáticas.

Sônia Guajajara é maranhense e uma das lideranças do povo Guajajara, que vive principalmente nas Terras Indígenas Araribóia, Bacurizinho e Cana-Brava, na região dos municípios Amarante, Grajaú, Santa Luzia e Barra do Corda.

Nesta segunda (13), a ministra participa da 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima.

Com informações do G1