O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é, oficialmente, Patrimônio Natural da Humanidade. A declaração foi feita pela Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em cerimônia de avaliação realizada nesta sexta-feira (26) em Nova Déli, na Índia.
Com uma área de 155 mil hectares, os Lençóis estão inseridos em uma zona de transição dos biomas do Cerrado, da Caatinga e da Amazônia. O local é considerado um dos mais bonitos do mundo, com areia branca e lagos de águas pluviais.
O selo da UNESCO foi dado porque os Lençóis Maranhenses cumpriram todos os requisitos ao título, que valoriza a importância ambiental dos lugares e a necessidade da sua preservação.
Dentre os critérios avaliados que levaram a unidade de conservação a conquistar o reconhecimento estão sua beleza excepcional e o fato de ser um fenômeno natural único no mundo.
Os Lençóis Maranhenses foram avaliados na categoria natural, junto com os seguintes locais:
- CHINA: Badain Jaran Desert – Towers of Sand and Lakes (Deserto Badain Jaran – Torres de Areia e Lagos, localizado na Mongólia, província da China)
- BRASIL: Lençóis Maranhenses National Park (Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses)
- REINO UNIDO E IRLANDA DO NORTE: The Flow Country (Maior extensão de pântano da Europa)
- BÓSNIA E HERZEGOVINA: Vjetrenica Cave, Ravno (Vjetrenica – caverna com a maior biodiversidade do mundo localizada em Zavala)
Ao todo, foram avaliadas 27 candidaturas entre culturais, naturais e mistas. Os Lençóis Maranhenses foi o único representante do Brasil na lista. Com o título de Patrimônio Natural da Humanidade, os Lençóis devem receber ainda mais atenção para a preservação de seus recursos naturais e biodiversidade.
Com informações do G1
Deixe um comentário