Com expectativa de arrecadar várias toneladas de alimentos para o combate à fome, a Ação da Cidadania e entidades parceiras lançaram a tradicional Campanha Natal Sem Fome 2020, no último domingo (18), em Codó.
O evento, que está em sua a 17 ª edição, contou com a participação de entidades parceiras, como a Pestalozzi, Grupo Ágata, Exército Brasileiro, Rotary Club e representantes do Comitê Regional da Ação da Cidadania.
A cidade de Codó foi escolhida para representar o Maranhão no lançamento nacional, que ocorreu de forma simultânea em todo o país.
História de solidariedade
Considerada a maior campanha contra a fome da América Latina, o Natal Sem Fome é, também, uma das maiores mobilizações solidárias da sociedade civil. Fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, mais conhecido como o Betinho, a ONG Ação da Cidadania, desde 1994, já ajudou mais de 20 milhões de pessoas por todo o Brasil a terem um Natal mais digno.
Com o lema “Quem tem fome, tem pressa” o Natal Sem Fome já arrecadou em outras edições mais de 32 milhões de quilos de alimentos. De alcance nacional, traz auxílio para os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal. Apesar dos números, ainda são insuficientes em um país em que mais de 80 milhões de brasileiros vivem com algum grau de insegurança alimentar, de acordo com o IBGE.
“Precisamos parar estes números, não só no Natal e sim para sempre. É muito triste você não ter o que comer e passar fome. Nós estamos em constantes campanhas realizadas pela Ação da Cidadania, justamente para ajudar quem precisa, mas precisamos de apoio de políticas públicas para resolver o problema de forma definitiva. É inadmissível entrarmos mais uma vez no mapa da fome, com aumento de extrema pobreza e com tantas pioras ano após ano, desde quando saímos do mapa da fome da ONU em 2014.”, destacou Kiko Afonso, diretor executivo da entidade.
Deixe um comentário