Cosme Gabriel Barbosa de Oliveira, de 26 anos, foi executado com cerca de 15 tiros dentro de sua residência na ocupação Beira Rio, próxima à Curva São Paulo, na Zona Sudeste de Teresina. O crime ocorreu na noite da última segunda-feira (6) e, segundo a Polícia Civil do Piauí (PCPI), semanas antes, a vítima havia gravado um vídeo armado, ameaçando rivais.

De acordo com o 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM), testemunhas relataram que dois homens desceram de um carro preto em frente à casa onde Cosme Gabriel morava com sua namorada. A dupla invadiu a residência e disparou diversas vezes contra ele, que morreu no local.

Após o crime, os suspeitos fugiram e, até o momento, não foram localizados. A Polícia Militar isolou a área e acionou a perícia criminal e o Instituto de Medicina Legal (IML), que realizou a remoção do corpo.

Vídeo com ameaças

Em um vídeo divulgado anteriormente por Cosme Gabriel, ele aparece em uma praça no bairro Renascença I, também na Zona Sudeste, segurando uma arma e fazendo ameaças. Em tom provocativo, ele declara: “Se o pai pegar, cê sabe, né?”. O material, segundo o delegado Bruno Ursulino, do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), sugere que ele estaria ameaçando desafetos.

“Existem vídeos propagados por ele mesmo na internet em que faz ameaças. No momento do crime, ele estava dentro da residência, possivelmente com a companheira, e foi surpreendido por dois indivíduos que efetuaram pelo menos 15 disparos contra ele”, explicou o delegado.

Embora ainda não se saiba se a execução está diretamente relacionada ao vídeo, a Polícia Civil investiga possíveis conexões.

Histórico criminal

Cosme Gabriel já possuía antecedentes criminais, com passagens por roubo e homicídio. A Polícia Civil, por meio do DHPP, segue com as investigações para identificar os autores e esclarecer as circunstâncias do crime.