Será real a história do jovem codoense que sofre de problemas psiquiátricos e estaria infectando as pessoas com uma agulha contaminada com o vírus HIV?

A notícia começou a se espalhar pela web há alguns dias e conta a história de um jovem, identificado como Lucinaldo, que teria fugido de casa e estaria escolhendo pessoas na rua de forma aleatória e infectando com o vírus causador da AIDS. O aviso pede que os pais tomem cuidado com as crianças, pois ele estaria atacando próximo as escolas.

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

O jovem Lucinaldo de Araújo dos Santos, 18 anos, morador do povoado Chumbado, zona rural de Codó, procurou a repórter Emanuela Carvalho para desmentir a falsa notícia. Em vídeo, ele afirma que não está infectado com o vírus HIV e mostra o resultado de um teste feito no dia 17 de junho, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O documento comprova que ele não tem o vírus HIV.

Lucinaldo de Araújo explicou ainda que não sofre de problemas psicológicos e que estava com medo de ser linchado por causa da falsa notícia. Ele pede que as pessoas tomem mais cuidado ao compartilhar conteúdos nas redes sociais. O jovem também procurou a delegacia da cidade para registrar um boletim de ocorrência para que a polícia possa tomar uma providência sobre o caso.

https://youtu.be/dv0_hxqobp4

Crime

É importante destacar que a produção e o compartilhamento de notícias falsas e boatos são crimes no Brasil e as penas podem chegar a quase 3 anos de detenção. Esses crimes são previstos e tipificados pelo Código Penal e pelo Código Eleitoral.

Então, é bom tomar mais cuidado com aquela foto estranha que você repassa no WhatsApp ou com aquele vídeo falso que você publica no Facebook.