Saiba como os brinquedos sensoriais podem ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade.

Tanto adultos quanto crianças passam por situações estressantes ao longo do dia. Para evitar uma sobrecarga emocional, é preciso descarregar essas emoções de forma segura, e os fidget toys podem ajudar.

Eles são uma solução para o estresse imediato ou a ansiedade e oferecem estimulação sensorial por meio do tato ou por desafios físicos. Alguns exemplos de brinquedos com essa função são o polvo do humor, as bolas de borracha, o pop it, as almofadas táteis, os brinquedos de textura, os anéis sensoriais e outros.

Como funciona o fidget toy?

Os fidget toys são brinquedos que estimulam o sistema sensorial de quem os usa, por meio do toque, dos sons e das cores. Geralmente, são feitos de material maleável, como silicone ou plástico, em um tamanho para caber na palma da mão. São encontrados em diversos formatos, mas todos são construídos para serem apertados.

Vantagens dos objetos sensoriais e antiestresse

Esses itens podem reduzir o estresse, aliviar crises de ansiedade e promover o relaxamento. Além disso, contribuem para a concentração e a coordenação motora. 

Nas crianças, em especial, esses brinquedos trabalham o lado cognitivo e ajudam na autorregulação emocional. Eles são muito indicados para crianças que possuem transtornos sensoriais e de concentração. 

Além das habilidades ligadas ao tato, estimulam o sentido da visão e ajudam a acalmar. São aliados nos tratamentos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e transtorno do espectro autista (TEA).

Ter esses objetos disponíveis em casa é uma ótima forma de descarregar a energia em um dia estressante. Para as crianças, pode ser uma forma de reconhecer as emoções e aprender a regulá-las. Outra dica interessante é ter esses objetos disponíveis no ambiente escolar, para auxiliar na redução do estresse e da ansiedade.

Ideias de fidgets toys para ter em casa

Quando o assunto é fidgets toy, você pode recorrer às lojas que já entregam o produto pronto ou colocar a mão na massa e produzir o seu com os materiais que você já tem. A segunda opção é mais interessante para quem tem criança em casa e deseja uma atividade para envolver os pequenos.

Pop it

Esses são os tipos mais populares de fidgets toys. Eles podem ser encontrados como formas geométricas: quadrados, círculos, hexágonos e outros, personagens, como o jogo Among Us e animais. 

Eles são coloridos e possuem pequenas bolinhas para apertar e podem ser usados para atividades com números, letras, reconhecimento das cores, jogo de tetris e outros. As possibilidades são inúmeras.

Globbles

Essas bolas são feitas de um material de plástico pegajoso e elástico, que consegue ficar grudada em superfícies, como paredes. Além disso, elas brilham no escuro, o que as tornam ainda mais divertidas.

Para os adultos, uma ótima forma de descarregar o estresse do trabalho. Para as crianças, uma forma de usar as mãos e trabalhar a força. Em alguns casos, pode ser usada como forma de autorregulação.

Rainbow Vent Ball

Esse item também é em formato de bola e se parece um pouco com os globbles, mas não gruda e é um brinquedo maleável, que retorna ao seu formato de origem depois de ser pressionado. Além disso, é bastante colorido, estimulando a percepção visual das crianças.

Snap and Click Snake

Esse fidget toy é um tipo de quebra-cabeça que se parece com vários elos de uma corrente ligados entre si, permitindo a criação de diversas formas. Ele trabalha as sensações por meio das cores, do tato e do som.

Massinhas slime

Os slimes viraram febre entre as crianças, justamente porque são divertidos, versáteis e trabalham o lado sensorial e criativo. Podem ser modelados de acordo com a imaginação da criança e causam boas sensações quando apertados.

Fidgets Spinners

Esse brinquedo de rotação é bastante querido por onde passa. Com um eixo central, faz com que a pessoa fique girando a peça entre os dedos. É usado para aliviar o estresse e ajuda a reforçar a concentração de pessoas autistas e com déficit de atenção.