Na manhã desta sexta-feira (10), o prefeito Zé Francisco enviou um ônibus escolar para que atletas codoenses pudessem viajar para disputar o Campeonato Maranhense de Atletismo, que acontece neste final de semana em São Luís (MA). No entanto, o veículo não agradou os competidores que ficaram revoltados com a decisão do gestor.
O Blog do Marco Silva recebeu reclamações de três atletas que viajariam hoje para a capital maranhense. Eles alegam que o próprio secretário Municipal da Juventude, José Carlos Moreira, teria informado que o veículo disponibilizado pelo prefeito não estaria com a documentação regular para viajar para outros municípios e seria barrado pela Polícia Rodoviária Federal caso fosse parado para fiscalização.
“O secretário disse pra nós que esse ônibus não passaria de Peritoró, pois ele não tem condições de viajar e com certeza seria impedido de seguir viajem quando fosse parado na fiscalização”, disse um atleta que pediu para não ser identificado.
A informação foi contestada pelo prefeito Zé Francisco. O gestor garantiu que o veículo é novo, está com a documentação regular e estava no local de embarque desde às 5h. O secretário José Carlos Moreira não atendeu nossas ligações e nem respondeu nossas mensagens.
Prefeito da peste
Outra atleta que entrou em contato com nossa equipe de reportagem se mostrou mais revoltada com a situação. Ela disse que Zé Francisco deveria ter alugado um ônibus mais apropriado para a viagem e criticou duramente o prefeito pela suposta falta de apoio aos competidores do atletismo codoense.
“Só querem valorizar quando o atleta tá no topo, quando o atleta já conquistou tudo. Mas é isso aí, mandou um escolar, sabe o que é escolar? Quando chegasse em Peritoró nós já ia voltar, porque esse maldito desse prefeito mandou um escolar pra gente viajar pro maranhense. (…) Nós vamos correr atrás dos nossos direitos, irresponsabilidade desse prefeito da peste”, desabafou a jovem Yara Ribeiro.
O prefeito Zé Francisco reforçou que o ônibus está totalmente regular e não existe qualquer pendência que o impeça de passar pelas fiscalizações de trânsito. Ele garantiu que foram os próprios atletas que se recusaram a viajar em um veículo escolar.
O uso deste ônibus para outros fins, como esse, é proibido. Assim diz o FNDE.
Esse ônibus é exclusivo para transporte de alunos, consultem a normativa resolução 45 de 2013 no seu ART. 3° que trata só uso exclusivo desses veículos por alunos matriculados na rede pública de ensino, o que não é o caso dessa viagem.
Esse governo é muito incompetente mesmo.
Fonte: Resolução/CD/FNDE nº 45, de 20 de novembro de 2013
Lei a resolução prefeito, ou secretário de esportes, ou seu José Carlos Moreira, que como secretário é um ótimo atleta.
Sempre utilizaram esses ônibus para transportar os alunos para os jogos escolares, um bando de fede a mijo desse querem é luxar, acostumados a andar de Socco e agora querem ir de Guanabara
Ninguém falou que queria ir de Guanabara, já víamos muito mesmo de Socco, mas até o Socco por mais ruim que seja é um ônibus de viagem, o ônibus ESCOLAR tem o nome bem grande na frente e é de uso exclusivo para alunos de escolas públicas. Mas se você tiver achando que dá pra viajar, pega esse ônibus bem aí e vai pra São Luís. Não é querer luxar, basta ter o mínimo de SENSO, mas já percebi que você não tem.
Já Viajamos***
João, você deixaria seu filho ou filha, viajar quase 300 km em um ônibus sem cinto de segurança nós assentos, desrespeitando a legislação de trânsito e correndo risco por falta de segurança, só pra agradar prefeito. Se sim você não tem um mínimo de amor a seus filhos e sim é um bajulador de prefeito.
Se chutaram nos ovos do prefeito, pega certinho na cara desse babaca aí com o pseudônimo de “JOÃO “
João, vc fala em nome do prefeito?? Essa é a opinião do Zé Francisco?
Esse cidadão aí que muda de cordinome pra bajular prefeito é mesmo sem noção. Ele nunca leu sobre as regras de transporte de alunos nesse ônibus.
Senhor prefeito,
Este tipo de ônibus não oferece as menores condições para viagens intermunicipais. E não esqueça que estes jovens irão competir e precisão do menor conforto para a viagem, o que não oferece o ônibus colocado a disposição dos atletas.
Pense melhor se. Prefeito e não esqueça que estes jovens estarão representando o seu município.