A pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Amostragem, encomendada pelo LUPA e divulgada nesta terça-feira (18), se tornou alvo de piadas e críticas nas redes sociais, após internautas perceberem um erro no somatório das porcentagens que ultrapassou 100%. O candidato Chiquinho FC (PT) foi apontado como o líder da corrida pela Prefeitura de Codó, com 46,42% das intenções de voto, seguido por Dr. Zé Francisco (PSDB) com 33,24% e Biné Figueiredo (UNIÃO BRASIL) com 15,19%. Contudo, o total das porcentagens divulgadas soma 100,01%, o que imediatamente gerou desconfiança e comentários irônicos por parte dos eleitores.
Os codoenses usaram as redes sociais para expressar sua incredulidade e debochar do levantamento. “100,01% hahahahahahaha… Sabem nem fazer conta hahahaha”, comentou um eleitor no Facebook, enquanto outro escreveu: “Essa pesquisa aí é 100% mentirosa pode ter certeza!”
Além do erro no somatório, a ausência de dados sobre eleitores indecisos e aqueles que pretendem votar em branco ou anular o voto foi outro ponto criticado. De acordo com a legislação eleitoral, é obrigatório que esses números sejam informados nas pesquisas registradas, o que levantou ainda mais suspeitas sobre a credibilidade do levantamento. “nem os indecisos aparecem,o bicho é brabo mesmo,essas pesquisas dele viu”, comentou um usuário no Instagram.
“Essa pesquisa deve ter sido comprada, igual ele ta fazendo comprando todo mundo!”, escreveu uma seguidora, ilustrando o clima de deboche que tomou conta das discussões sobre o tema.
Essa não é a primeira vez que pesquisas eleitorais provocam polêmica em Codó, mas a falha numérica, somada à liderança de Chiquinho FC, intensificou a desconfiança. Muitos questionam não só a metodologia, mas também a intenção por trás da divulgação de um resultado que consideram duvidoso.
Clique aqui e confira todos os comentários dos internautas
Tudo que parte de Chiquinho é fraude.
Isso aí não é pesquisa, mas canalhice no desespero de tentar enganar incautos.
Chiquinho comprou o Biné, mas não o s eleitores, que por revolta irão todos votar em Zé Francisco.
A revolta do eleitores contra o Biné é compreensível. Biné enganou o povo até ontem dizendo que era candidato.
Biné vendeu o que não pode entregar.
As pesquisas sérias já apontam crescimento de Zé Francisco com os votos que eram do Biné.
Assim como a grande maioria dos votos do Zito foi para Zé Francisco, da mesma forma os votos que eram de Biné irão naturalmente para Zé Francisco.
O povo codoense sabe que Chiquinho é a pior desgraça para Codó.
Lembrem-se que o Chiquinho, por ter feito desmantelo na prefeitura e sugado dinheiro público, foi o culpado pelo filho dele Nagib não ter tido direito de se candidatar para reeleição.
Tanto isso é verdade que agora o Nagib foi condenado pelo TCU e por isso ficou inelegível até 2032 por ter embolsado o dinheiro da verba federal destinada para a educação infantil das crianças codoenses.
É esse pessoal que quer voltar a enganar o povo, quer embolsar o dinheiro do povo.
Você, codoense, tem o poder para impedir que o Chiquinho volte a nos enganar e nos roubar.
É só votar no Dr. Zé Francisco 45
Só se eu fosse o Biné para me vender pra Chiquinho.
O povo vai mostrar sua força derrotando o Chiquinho o Zito e o Biné que é para esses peste nunca mais enganar o povo.
O que vc falou é a sua opinião, e cada um tem a sua. O Zé Francisco esse é o grande traidor do Biné e das pessoas que o ajudou a ser eleito. Esse governo medíocre e mentiroso pode arrumar as malas, lembre-se: passagem só de ida.
João Carlos Jr., óbvio que não pretendo mudar a opinião de ninguém. Mas ninguém pode impedir que eu expresse a minha.
Chiquinho que armou a emboscada para Biné no Km 17 para apreender uma caminhão de remédios, fato relevante que resultou num dos processo que o deixou inelegível. E mais recentemente o Chiquinho operou para tirar o Biné do páreo, resultando na cessação das liminares que permitiam a candidatura do Biné.
Então que perseguiu o Biné não foi Zé Francisco.
O que nem eu e nem vc podemos negar é que o Chiquinho tem a magia de fazer com que o Biné o apoie, mesmo depois das perseguições.
As porcentagens estão corretas, dependendo do equipamento que se utiliza pra calcular, se não for um equipamento preciso ele sempre arredonda, a margem apresentada está no aceitável, 1 décimo, isso mostra que o equipamento utilizado para calcular não é tão preciso mas é aceitável. para ter cálculos mais preciso é sempre bom utilizar calculadoras cientificas.
Se o Zé Francisco ganhar do Chiquinho que agora tem o Biné, Pedro Belo, Pedro Santos, Dr. Ribamar, Cobra e etc do lado dele, vai ser maior vitória política de toda história de Codó. Um mega grupo com dinheiro rolando solto. Só vai mostrar que nunca mais os Oliveira e família vencem um eleição em Codó.
A gente só pode perceber que não podemos confiar em palavra de político nenhum, é uma córgia que não vale nada. Tivemos deputados que nada trouxeram pra Codó, prefeitos e vereadores atrás de poder dando dinheiro solto, enquanto se aproveitam da baixa instrução e humildade da população codoense. Querem a todo custo empurrar goela abaixo esse fanatismo ridículo. Biné, Zito, Chiquinho, Nagib, Zé Francisco tudo farinha do mesmo saco. Não tem renovação política em Codó, gente que faz política séria e compromissada. Contudo, é ainda mais perigoso colocar um grupo desse do senhor Francisco Carlos no poder, que tem um filho deputado que mais parece uma criança brincando de instagram, falando nada com nada. Queremos política séria, não essa política de falcatruas e dinheiro rolando solto.
Mas não está errado. Essa diferença se deu em virtude de arredondamento de dízimas para mais ou para mais. Isso é bem comum acontecer.
Pesquisa feita na mesa do Chiquinho.
Ninguém é suficientemente bobo para não desconfiar que esses números foram manipulados.