A pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Amostragem, encomendada pelo LUPA e divulgada nesta terça-feira (18), se tornou alvo de piadas e críticas nas redes sociais, após internautas perceberem um erro no somatório das porcentagens que ultrapassou 100%. O candidato Chiquinho FC (PT) foi apontado como o líder da corrida pela Prefeitura de Codó, com 46,42% das intenções de voto, seguido por Dr. Zé Francisco (PSDB) com 33,24% e Biné Figueiredo (UNIÃO BRASIL) com 15,19%. Contudo, o total das porcentagens divulgadas soma 100,01%, o que imediatamente gerou desconfiança e comentários irônicos por parte dos eleitores.

Os codoenses usaram as redes sociais para expressar sua incredulidade e debochar do levantamento. “100,01% hahahahahahaha… Sabem nem fazer conta hahahaha”, comentou um eleitor no Facebook, enquanto outro escreveu: “Essa pesquisa aí é 100% mentirosa pode ter certeza!”

Além do erro no somatório, a ausência de dados sobre eleitores indecisos e aqueles que pretendem votar em branco ou anular o voto foi outro ponto criticado. De acordo com a legislação eleitoral, é obrigatório que esses números sejam informados nas pesquisas registradas, o que levantou ainda mais suspeitas sobre a credibilidade do levantamento. “nem os indecisos aparecem,o bicho é brabo mesmo,essas pesquisas dele viu”, comentou um usuário no Instagram.

“Essa pesquisa deve ter sido comprada, igual ele ta fazendo comprando todo mundo!”, escreveu uma seguidora, ilustrando o clima de deboche que tomou conta das discussões sobre o tema.

Essa não é a primeira vez que pesquisas eleitorais provocam polêmica em Codó, mas a falha numérica, somada à liderança de Chiquinho FC, intensificou a desconfiança. Muitos questionam não só a metodologia, mas também a intenção por trás da divulgação de um resultado que consideram duvidoso.

Clique aqui e confira todos os comentários dos internautas