O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secma), lançou a segunda edição do Prêmio Mestres e Mestras da Cultura Popular e Tradicional, com inscrições para o Edital abertas até o dia 28 de outubro. O evento vai destinar 300 mil reais a 15 mestres e mestras que incentivem e valorizem expressões culturais como Bumba-Meu-Boi, Tambor de Crioula, Capoeira, Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Danças populares, Bloco Tradicional, Artesanato, Culinária, Música, Festas Religiosas e literatura de Cordel. O edital completo pode ser conferido no site www.cultura.ma.gov.br.
O Prêmio Mestres e Mestras da Cultura Popular e Tradicional tem como objetivo fomentar o reconhecimento e a valorização dos detentores de saberes e expressões culturais populares e tradicionais, como forma de preservar a história e fortalecer o sentimento de identidade e pertencimento.
O secretário de Estado de Cultura, Anderson Lindoso, ressaltou a importância do prêmio para a valorização da cultura popular. “É primordial manter viva a memória da nossa cultura, e o prêmio tem esse propósito de fortalecer as raízes culturais e garantir que o conhecimento não se perca, que ele permaneça em nossa história, dialogando com as gerações futuras”, destacou o secretário.
A inscrição pode ser feita via postal ou diretamente no protocolo da Secma, onde deverá ser entregue a documentação exigida no Edital. A secretaria fica na Avenida dos Holandeses, 1803 (ao lado da Fribal), e o atendimento funciona das 13h às 19h.
Seleção
Serão premiados 15 mestres e/ou mestras com o valor de 20 mil reais cada. Os recursos são oriundos do Fundo de Desenvolvimento da Cultura do Maranhão (Fundecma). A seleção será realizada em duas etapas, a primeira de habilitação (análise técnica da documentação) e a segunda de avaliação de mérito dos candidatos habilitados. O resultado está previsto para o mês de dezembro.
Podem participar candidatos que possuam experiência e conhecimento dos saberes e fazeres populares, dedicados às expressões culturais populares maranhenses, com reconhecimento da comunidade onde vivem e atuam, com longa permanência na atividade e capacidade de transmissão dos conhecimentos artísticos e culturais.
Ascom
Deixe um comentário