O mês da Ciência, Tecnologia e Inovação foi celebrado com uma programação interessante e diversificada. A equipe do Programa Inova Maranhão, executado pela Secti, realizou no último sábado (16), cerca de dez atividades simultâneas no Casarão Tech Renato Archer, localizado na Rua da Estrela; no Locomotiva Hub, localizado no primeiro pavimento do prédio da RFFSA, na Avenida Beira-Mar; e no Casarão da TVN, localizado na Rua da Estrela.
Durante todo o dia, foram realizadas oficinas e bate-papo abordando a temática da ciência, tecnologia e inovação aplicada ao contexto local, por meio do Programa Inova Maranhão da Secti. Participaram do evento professores, pesquisadores, representantes de startups, o secretário da Secti, Davi Telles; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), André Santos.
Na ocasião foi lançado o Edital Secti/Fapema “Produção de Games Inova 2021”. O edital é uma iniciativa no âmbito do Programa Inova Maranhão que busca se conectar com o mercado local de criadores e desenvolvedores de jogos digitais e eletrônicos em estágio inicial, oferecendo conteúdo, conexões e financiamento que possibilitem o desenvolvimento e a produção de jogos eletrônicos de grande complexidade técnica e escalabilidade, ao mesmo tempo que capacita jovens maranhenses que queiram se profissionalizar para o futuro, conectando-os com especialistas e profissionais que trabalham na área.
O edital vai investir R$ 53.000,00 oriundos do Governo do Estado do Maranhão, sendo financiados até três projetos no valor máximo de R$ 17.660,00 por proposta. Os selecionados terão a oportunidade de conhecer ideias inovadoras e promissoras de jogos eletrônicos, participar de workshops para profissionalização e validação do game para o mercado, além de refinamento e finalização do game profissional.
O secretário Davi Telles falou sobre o evento. “O Inova Day foi um dia para aprender e trocar experiências. Lançamos um edital para games, estamos investindo 53 mil reais para projetos desenvolvedores de games. Nós fizemos muitas rodadas de conversas e promovemos o encontro de startups e investidores. Tivemos ainda a Maratoninha Maker, para que crianças da área do Centro Histórico pudessem aprender um pouco de robótica”, explicou.
O presidente da Fapema, André Santos, também falou sobre o edital. “Esse é um edital teste para que possamos conhecer as demandas que existem no mercado e como esse projeto será desenvolvido ao longo de um ano”.
Programação
A programação contou ainda com o Inova Talks, um bate-papo que trabalhou as seguintes temáticas: Como a tecnologia da informação pode impulsionar a inovação e o retorno econômico no mundo pós-pandêmico; Inovação e propriedade intelectual; Descobrindo o mercado de jogos digitais; Inovação social, desenvolvimento socioambiental e o caso da Delícias do Babassu.
Deixe um comentário