Na última quinta-feira (23), o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) deu início ao ano letivo de 2023 nas 34 unidades plenas, com programação especial de acolhimento de 5.560 novos estudantes da comunidade escolar no Estado.
A abertura das atividades teve como ponto alto a estreia do programa “Fala, IEMAN@S!”, que foi apresentado de forma leve e descontraída pelo diretor-geral do IEMA, Alex Oliveira e pela produtora de eventos do IEMA, Valda Lino.
O programa aconteceu no primeiro dia de acolhimento e foi realizado no IEMA Pleno Tamancão, em São Luís, e contou com a presença de convidados, estudantes e egressos do Instituto. Para conectar todas as unidades na volta às aulas, foi feita a transmissão pelo canal oficial do IEMA no Youtube. A programação especial segue nesta sexta-feira (24), com a culminância de todas as atividades realizadas nos dois dias de acolhimento.
“Os alunos é quem comandam e conduzem cada uma das atividades da programação. Eles estão em sala de aula apresentando o IEMA e o nosso modelo pedagógico. É um momento extraordinário em que os estudantes se sentem acolhidos e começam a presenciar este modelo e projeto pedagógico, que será vivenciado ao longo dos próximos três anos”, pontuou Alex Oliveira.
Antes do programa, Oliveira esteve presente no IEMA Pleno Itaqui-Bacanga, onde recebeu os novos alunos da unidade e ressaltou a importância dos acolhimentos realizados pelos próprios estudantes veteranos do Instituto.
“O acolhimento é maravilhoso e desperta em nosso aluno, que está acabando de chegar, o desejo de fazer mais e melhor dentro do IEMA, explorando toda sua autonomia, competência e solidariedade. Esse é o grande diferencial da nossa instituição”, completou o diretor-geral do IEMA.
João Baima, estudante calouro do curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática do IEMA Pleno Tamancão, falou de sua expectativa para o início da vida estudantil na unidade. “As minhas expectativas são as maiores. Gostei bastante daqui, de sua estrutura e do acolhimento recebido pela gestão e direção. Sabemos que é uma escola muito boa e com ensino de referência. Eu espero que esse tempo na instituição seja bem aproveitado, que eu possa aprender bastante e sair daqui com muito mais conhecimento”, disse.
Os IEMAs Plenos mais novos nos municípios de Codó, Chapadinha, Coelho Neto, Carutapera, Tutóia, Santa Helena, Colinas, São Mateus, Alto Alegre do Pindaré e Zé Doca, que estão iniciando as primeiras turmas dos cursos técnicos, receberam grupos de estudantes acolhedores de outras unidades. A programação de acolhimento do IEMA Pleno São Mateus contou, ainda, com a presença do diretor-adjunto pedagógico do IEMA, Marcio Lopes, que destacou o comprometimento de todos nas atividades desenvolvidas durante esses dois dias.
“Uma equipe de jovens protagonistas do IEMA Itaqui-Bacanga, em São Luís, acompanhada pelo professor Moisés Bogea, comandou esse momento tão importante para todos os estudantes. No acolhimento inicial, as bases do modelo pedagógico foram apresentadas pelos próprios estudantes acolhedores, que também compartilham das suas vivências na instituição por meio de várias dinâmicas. Enfim, o acolhimento inicial é de suma importância para o projeto educativo do IEMA, pois se configura como ponto de partida na construção do projeto de vida dos estudantes”, pontuou Marcio Lopes.
Programa “Fala, IEMAN@s”
O “Fala, IEMAN@s!” aconteceu em três blocos de programa, com a participação de unidades de IEMAs Plenos em outros municípios, como Axixá, São Mateus e Cururupu. Aconteceram rodas de conversa e os convidados puderam interagir com a plateia formada por alunos do IEMA Pleno Tamancão. Houve a participação, entre os convidados especiais, do estudante do curso técnico em Enfermagem do IEMA Pleno Gonçalves Dias e suplente na representação dos discentes do Conselho Superior do IEMA, João Cauã, que, no primeiro bloco, debateu sobre “Democracia e Políticas Estudantis”.
A temática do segundo bloco do programa tratou a respeito do “Empoderamento das Jovens na Educação Profissional” e foi debatida pela estudante do curso técnico em Marketing do IEMA Pleno Rio Anil, Ana Beatriz Diniz. Já o terceiro e último bloco discutiu sobre “Educação Profissional e Trabalho”, com a egressa do curso técnico em Portos, do IEMA Pleno Itaqui-Bacanga, Samara Lima. O programa foi pensado para fortalecer o debate sobre temas relevantes, no sentindo de contribuir para a vivência estudantil e educação profissional dos calouros e veteranos da instituição.
Deixe um comentário