Francisca Helena Maria da Silva Xavier, de 57 anos, foi brutalmente assassinada a facadas na noite desta quinta-feira (12), na cidade de Imperatriz, no interior do Maranhão. O principal suspeito do crime é o marido da vítima, Raimundo Nonato das Chagas Xavier, de 60 anos, que teria cometido o feminicídio.

A vítima foi golpeada na região do pescoço após sair com um grupo de pessoas para um bar no bairro Parque Santa Lúcia. Segundo relatos de familiares, Raimundo não aceitava que Francisca consumisse bebidas alcoólicas e estava insatisfeito com o fato de ela ter voltado a beber. A presença dela no bar teria sido o estopim para o crime.

De acordo com a polícia, Raimundo foi até o local e desferiu os golpes fatais contra a esposa. Após o crime, ele tentou tirar a própria vida. Testemunhas próximas ao casal relataram que, apesar de estarem separados há nove meses, eles haviam reatado o relacionamento, que já durava cerca de 40 anos, apenas 20 dias antes do crime.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) divulgou uma nota informando que Raimundo foi preso em flagrante e autuado, mas devido às lesões que sofreu ao tentar se suicidar, foi encaminhado ao hospital. Após receber alta, ele será transferido para um presídio, onde ficará à disposição da Justiça.

Com esse crime, o número de feminicídios no Maranhão em 2024 chega a 46 casos nos primeiros nove meses do ano. Em 2023, a SSP registrou um total de 50 feminicídios no estado.