O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário Materno Infantil está em busca de doadoras de leite materno para atender à demanda diária de cuidados intensivos neonatais destinados a bebês. O apelo se faz necessário devido à significativa redução no número de mães dispostas a realizar doações.

O leite coletado é direcionado a bebês prematuros internados no Serviço de Neonatologia. Para atender a essa demanda, o banco necessita, em média, de 2.000 ml de leite por dia, podendo esse número aumentar para até 3.000 ml em momentos de maior necessidade.

Segundo o chefe da Unidade de Obstetrícia, a diminuição das doações pode forçar a instituição a reduzir sua oferta de leite, o que poderia levar ao uso de fórmulas lácteas artificiais, que não proporcionam os mesmos benefícios e nutrientes do leite humano.

Doar leite materno é um ato simples, mas com um impacto significativo na vida de muitos bebês necessitados. Todas as mulheres que amamentam estão aptas a realizar doações. Além de alimentarem seus próprios filhos, elas podem contribuir para o desenvolvimento de outras crianças. O leite materno é essencial para o crescimento e recuperação dos bebês prematuros, oferecendo benefícios que vão muito além da nutrição.

A equipe multiprofissional do banco está preparada para acolher as mães doadoras. Além disso, o BLH oferece a opção de coleta domiciliar, facilitando a doação, ou atendimento nas suas instalações, localizadas na Unidade Materno Infantil, na Rua Silva Jardim, Centro.