Unidade de saúde do Governo do Estado, o Hospital Macrorregional de Coroatá Alexandre Mamede Trovão celebra 9 anos de funcionamento neste sábado (21). Em comemoração à data, a unidade está realizando procedimentos do Programa Mais Cirurgias nas áreas de ortopedia e oftalmologia. A ação marca o retorno da realização de cirurgias eletivas, que ficaram suspensas devido à pandemia da Covid-19.
Nesta sexta-feira (20), pacientes passaram por uma triagem para a realização de cirurgias oftalmológicas. Os 200 pacientes atendidos já saíram com a data do procedimento agendado para o mês de setembro. Além da triagem para as cirurgias oftalmológicas, 40 cirurgias ortopédicas para pacientes da Região Leste do Maranhão estão sendo realizadas neste fim de semana na unidade.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, acompanhou os atendimentos nesta sexta-feira (20) e anunciou a ampliação dos serviços na unidade. “No próximo mês, iniciaremos o ambulatório de mamografia e a unidade será referência na região. Além disso, iremos voltar com o ambulatório de neurologia que é o primeiro passo para que, até o final do ano, voltemos a ter neurocirurgia em Coroatá”, disse o secretário.
Carlos Lula destacou ainda a importância da volta dos procedimentos eletivos para a população. “O avanço da vacinação contra a Covid-19 e, consequentemente, a diminuição das internações em decorrência da doença, está nos possibilitando a retomada das cirurgias eletivas. Uma boa notícia para a população que há muito tempo aguarda pela retomada desses procedimentos”, afirmou o secretário.
A volta das cirurgias eletivas na unidade beneficia pacientes como dona Adelzuita Alves Pereira, 78 anos. Moradora da cidade de Coroatá, a aposentada conta que, devido a um acidente doméstico, quebrou o pulso e graças à retomada dos procedimentos eletivos poderá realizar a sua cirurgia ortopédica. “Estou só aguardando o exame de risco cirúrgico para fazer a minha cirurgia. A volta dessas cirurgias é muito importante. Eu estou muito feliz, pois meu problema será resolvido”, comemora a aposentada.
Outro beneficiado é o seu Francisco Barbosa da Silva. Aos 63 anos, o lavrador, que é morador de Capinzal do Norte, se diz satisfeito com a volta das cirurgias eletivas de catarata. “Há seis meses fiz um exame e o médico recomendou a operação nos dois olhos por conta da catarata, e eu não tive condições de pagar. Hoje estou aqui para realizar a triagem e os exames necessários para, no próximo mês, poder fazer a cirurgia e ficar livre desse problema, graças a Deus!”, agradece o lavrador Francisco Barbosa.
Investimentos
A unidade, que foi inaugurada no dia 21 de agosto de 2012, recebeu, nos últimos cinco anos, uma série de investimentos que garantiram a melhoria no atendimento à população. Entre eles, a reforma da UTI Neonatal e UTI Geral; a ampliação no número leitos; a modernização da gestão hospitalar; a aquisição de equipamentos hospitalares da unidade; a realização de seletivo e concurso para contratação de equipe assistencial; a realização de mutirões de catarata, pterígio e ortopédicos e outros, através do Programa mais Saúde; e a instalação da Unidade Interligada de Registro Civil de nascimento na unidade.
De 2015 a 2020, foram realizados mais de 1,8 milhão de atendimentos, beneficiando toda a população do Leste do Maranhão. A diretora administrativa do Hospital Macrorregional Alexandre Mamede Trovão, em Coroatá, Cleene Guimarães dos Santos, destaca que a unidade é de grande importância para a região, pois presta atendimento em muitas especialidades e é de fácil acesso à população usuária do SUS de mais de 75 municípios.
“Nos orgulhamos de buscar diariamente melhorias nos processos internos que possam gerar mais qualidade na assistência aos pacientes e seus familiares. Procuramos também valorizar o colaborador que presta serviço na unidade, pois é ele que faz o Macrorregional de Coroatá ser esse importante instrumento que leva à saúde à população do Maranhão”, comenta a diretora administrativa Cleene Guimarães.
Além disso, o Hospital Macrorregional de Coroatá Alexandre Mamede Trovão, teve um importante destaque no combate à Covid-19. Desde o início da pandemia, a unidade já atendeu 697 pacientes com a doença.
Dispondo de 12 leitos de UTI Geral, 12 leitos de UTI Covid, 10 leitos de UTI Neonatal e 72 leitos clínicos, a unidade oferece as especialidades de ortopedia; gastroenterologia; nefrologia; urologia; obstetrícia; cardiologia; cirurgia geral; pediatria; fisioterapia; fonoaudiologia e oftalmologia. E realiza, ainda, exames laboratoriais, endoscopia, colonoscopia, ultrassonografia, raio x e tomografia computadorizada.
Deixe um comentário