Imagens que viralizaram nas redes sociais mostram um pescador com um balde cheio de peixes nesta quarta-feira (21), todos pescados num córrego que cobriu a Avenida Joaquim Nelson, no trecho que passa pelo bairro Livramento, na Zona Sudeste de Teresina.
O pescador traz na mão uma rede de pesca. As imagens mostram que o trecho ficou alagado, e uma correnteza se formou atravessando a avenida e descendo por uma grota. A situação reúne várias pessoas, que tentam também pegar peixes. Os peixes são da espécie Hoplias malabaricus, conhecida popularmente como traíra, peixes carnívoros de água doce.
Segundo o professor e geógrafo Rafael J. Marques, os peixes vêm do Riacho Itararé, um dos principais e maior bacia urbana de Teresina. O riacho nasce na zona rural da capital e deságua no rio Poti.
Ainda segundo Rafael, os peixes podem ser tanto de lagoas da região como de algum criatório particular, em algum sítio, e que transbordou.
O professor Rafael acrescentou também, peixes pescados no perímetro urbano não podem ser consumidos. “Como há, infelizmente, o lançamento de águas residuais, esgoto não tratado, não são recomendados para consumo”, explicou.
Com informações do G1
[…] essas diferenças é vital. Assim, você garante que está pescando de forma legal e se diverte […]