A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) prendeu na quarta-feira (27) um homem de 27 anos suspeito de se passar por agiota e extorquir uma mulher em Timon, a 450 km de São Luís.

O caso foi levado à polícia após a vítima registrar um boletim de ocorrência. Em depoimento, a mulher relatou que, após a morte do marido, começou a receber inúmeras mensagens de um suposto agiota cobrando uma dívida de R$ 1.500, que ele alegava ser do seu falecido esposo.

A vítima negou qualquer conhecimento sobre essa dívida. Em resposta, o suspeito passou a ameaçá-la de morte e chegou a ameaçar sequestrar seu filho de 7 anos. Além disso, ele enviou fotos da residência da mulher, intensificando o clima de medo.

A Divisão de Inteligência e Capturas da Polícia Civil em Timon iniciou as investigações logo após o registro do caso. O suspeito foi identificado e localizado no bairro Joia, em Timon.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito era vizinho da vítima e conhecia a rotina da família. Ele sabia sobre uma dívida real do falecido esposo da mulher e usou essa informação para tentar extorquir a viúva. O homem já tinha sido indiciado duas vezes por estelionato e possuía diversos boletins de ocorrência por ameaça.

Durante a abordagem policial, os agentes ligaram para o número que fazia as ameaças, e o telefone tocou no bolso do suspeito. Ele foi preso em flagrante, levado para a Central de Flagrantes e posteriormente encaminhado à Unidade Prisional Jorge Vieira.

De acordo com a polícia, o crime de extorsão está previsto no Art. 158 do Código Penal, com pena que varia de 4 a 10 anos de reclusão.