O corpo de Sebastião Soares da Silva, de 45 anos, foi encontrado no Rio Itapecuru, em Colinas, a 441 km de São Luís. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), o homem se afogou enquanto tomava banho em um balneário da cidade. Apesar dos esforços, ele não resistiu.

O incidente ocorreu em um local sinalizado com placas que alertavam sobre os riscos para banhistas. No mesmo balneário, três adolescentes também ignoraram as advertências e quase se afogaram. Janeiro é um período de grande movimento nos balneários da região, devido às férias escolares, atraindo muitas pessoas em busca de lazer.

O major Gustavo Miranda, do CBMMA, reforçou a necessidade de cautela ao frequentar rios e balneários, destacando a importância de seguir as orientações de segurança.

“A água acima do umbigo já representa um sinal de perigo. É essencial que crianças sejam constantemente supervisionadas e que os locais tenham serviço de guarda-vidas com profissionais capacitados. Além disso, proprietários devem informar os frequentadores sobre a profundidade e os riscos das águas”, afirmou o major.

Ainda segundo o CBMMA, o principal risco em rios como o Itapecuru é a força da correnteza, que pode arrastar banhistas, especialmente os menos experientes na natação. Esse fator tem sido determinante nos casos recentes de afogamento registrados na região.