Em uma clara tentativa de censurar uma das mais importantes páginas de notícias do Maranhão, o advogado Guilherme Oliveira ajuizou ação contra o jornalista Marco Silva por divulgar a operação da Polícia Federal que resultou em sua prisão e de servidores do INSS, no dia 1º de junho.
Alegando que a matéria publicada pelo Marco Silva Notícias teve o intuito apenas de lhe “PREJUDICAR, HUMILHAR E DESACREDITAR DA IDONEIDADE MORAL”, o advogado pede indenização de R$ 48.480,00 por danos morais e financeiros.
Guilherme Oliveira argumenta que a divulgação de sua prisão causou danos morais e está impactando diretamente o faturamento de sua empresa, que teria tido vários contratos encerrados por causa da matéria jornalística.
“Autor já vem sendo bombardeado com a debandada de clientes, o que tem trazido profundo prejuízo econômico, visto que se trata de seu meio de sustento, de sua família e de seus funcionários”, reclama no processo.
Além do alto valor exigido, Guilherme Oliveira também pede que a justiça determine a exclusão de todas as matérias que envolvam seu nome e imagem na Operação da Polícia Federal que investiga um grupo suspeito de fraudes previdenciárias em Codó.
Tentava de censura
O Marco Silva Notícias não cometeu nenhuma irregularidade na divulgação da “Operação Êxodo”, que foi deflagrada pela Polícia Federal do Maranhão (PF-MA) e resultou na prisão do advogado Guilherme Oliveira e de dois servidores públicos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), identificados apenas como Ary e Israel Márcio.
Os nomes e fotos dos suspeitos presos na operação foram divulgados baseados em informações repassadas pela Polícia Federal para toda a imprensa do Maranhão. Produzimos a matéria sem nenhum juízo de valor sobre os fatos, apenas veiculando uma notícia que é de interesse público.
É importante lembrar que o STF já manifestou entendimento (RE687768 MA) que diz ser legítima a atuação da imprensa quando apenas publica informações, inclusive com imagens, desde que vinculadas a notícias de interesse público, de cunho jornalístico e sem fins lucrativos.
Por sua vez, o STJ (AgRG no AREsp 592246 SP 2014/0243720-7) trilhando os mesmos passos que o Supremo, entende que não existe ofensa à honra dos cidadãos quando, no exercício do direito de liberdade de imprensa, há divulgação de informações verdadeiras e fidedignas a seu respeito, principalmente quando exercido em atividade investigativa e sejam informações de interesse público.
Portanto caro advogado, faça seu trabalho que é defender seus clientes, que eu faço o meu que é noticiar os fatos.
Por Marco Silva
O ser comete erros, quando vem a público, quer sair processando todo mundo pelos seus erros, como se fossem culpados. Me poupe.
Guilherme Oliveira ……………………………………………..
Me compre um bode caro advogado, vc errou(segunda a PF), pague pelos seus erros.
Você adv está igual o ex-presidiário LULA, que foi descondenado pelo STF, anda falando que e inocente. kkkkkkkkkk
Rapaz vc errou e assuma vc sabe oque faz e não e segredo pra cidade inteira ,se e para processar então tem que processar a cidade inteira ,não sei oque está acontecendo no nosso Brasil que o certo tá errado o judiciário manda soltar os maiores ladrões de gravatas
Cara sinceramente vai entender esse povo. Tu colocou a matéria certinha aqui; não falou um ponto fora do normal e mesmo assim querem indenização. Se for assim, eu te ajudo a pagar esse processo. Vou vender cabelo, sangue e o que for preciso pra te ajudar a pagar esse processo. Kkkkkkkkk
Esquenta não irmão que mais de 1 milhão de pessoas estão com vc.
Bom, você conhece a legislação vigente, não pode divulgar nome e nem mostrar a cara de quem está sendo preso, Isso significa que ele provavelmente vai ganhar a ação e você terá que pagar…
Obs.: Isso não significa que eu concorde com isso, estou apenas informando sobre a legislação vigente.
[…] ser processado por divulgar a operação da Polícia Federal que resultou na prisão de Guilherme Olivei…, Marco Silva agora também está sendo processado por noticiar a prisão de cabos eleitorais do […]
[…] jornalista Marco Silva acaba de ganhar mais dois processos movidos pelo empresário Guilherme Oliveira. Com uma equipe de cinco advogados altamente qualificados, o blogueiro conseguiu provar sua […]