Na tarde e noite de 30 de maio, durante a celebração de Corpus Christi, a Guarda Municipal de Codó, sob a liderança do Comandante Fernandes, com a equipe composta pelos guardas Ribeiro, Junior e Ronaldo, assegurou a segurança no trânsito durante as seis procissões das paróquias da cidade. As procissões convergiram para a praça de São Sebastião, onde uma missa foi celebrada pelo Bispo da Diocese de Coroatá, Dom Sebastião.
A ação da Guarda Municipal não se limitou ao controle do trânsito; eles também mantiveram a ordem e protegeram os cidadãos ao longo de todo o evento com destreza e profissionalismo. A presença ostensiva e preventiva dos guardas foi essencial para garantir a segurança dos participantes e a ordem pública.
Recentemente, a Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, em segundo turno, no dia 15 de maio, a Proposta de Emenda à Constituição nº 04/2023, de autoria do deputado estadual Cláudio Cunha (PL). A proposta inclui os guardas municipais no Sistema de Segurança Pública do Estado do Maranhão e agora segue para promulgação pelo governador Carlos Brandão.
Ao defender a proposta, Cláudio Cunha agradeceu o apoio dos demais deputados e destacou a importância das Guardas Municipais para a segurança pública no estado. “As guardas municipais exercem um papel fundamental na garantia da segurança pública nos municípios maranhenses. Nossa PEC foi aprovada pela Assembleia Legislativa de forma unânime e em breve será promulgada”, afirmou Cunha.
Função dos Guardas Municipais
A principal função dos guardas municipais é preservar a ordem e a segurança pública em nível municipal. Eles são responsáveis por zelar pelo patrimônio público e garantir a segurança dos cidadãos, prevenindo e combatendo atos ilícitos. Suas atividades incluem policiamento preventivo, atendimento a ocorrências, fiscalização e educação social.
O Comandante Fernandes destacou que, em breve, haverá vários investimentos na área de segurança no âmbito municipal, incluindo convênios para a aquisição de novas viaturas e equipamentos de segurança para Codó.
Deixe um comentário