Empresas maranhenses que visam levar seus produtos para o mercado internacional poderão contar com mais uma importante iniciativa. Trata-se da Parceria entre Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que vão implantar um Núcleo Operacional do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), no Maranhão.

O PEIEX, tem a proposta de estimular a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas, qualificando e ampliando os mercados para as indústrias iniciantes em Comércio Exterior. Inicialmente, serão qualificadas 50 empresas no Maranhão, por intermédio de técnicos que farão visitas in loco nas empresas. Segundo o secretário da Seinc, Simplício Araújo, a parceria somará esforços com os trabalhos que estão sendo realizados com o Programa “Maranhão Mais Produtivo”, e seu subprograma “Selo Produzido no Maranhão”, para que as empresas com potencial exportador cheguem os principais mercados internacionais.

As tratativas em busca desta parceria estão sendo realizadas desde 2017 e esse programa já atua em vários estados. Com o Núcleo, daremos mais um importante passo, para que nossas empresas levem para o mundo os produtos do Maranhão”, ressaltou o secretário.

O PEIEX já qualificou mais de 4 mil empresas em todo o Brasil. No Maranhão, as empresas serão selecionadas pela Seinc, vão receber um diagnóstico gratuito com objetivo de identificar quais produtos com potencial para o mercado exterior.

O Núcleo será composto por profissionais treinados pela Apex-Brasil por meio de convênio celebrado com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), que abriu edital para a seleção dos técnicos. Após o seletivo, os técnicos serão lotados na Seinc, que ficará responsável para coordenação das ações junto a Apex-Brasil.

Após o núcleo instalado, a Seinc divulgará o processo para seleção das empresas que farão parte do Programa.

Ascom