Cerca de mil atendimentos foram realizados no Mais Saúde Animal, promovido pelo Governo do Estado, no Bairro de Fátima. As ações aconteceram no sábado (4), na Unidade Integrada Estado do Amazonas, e beneficiaram cães e gatos da região com consultas, vacinação antirrábica e testes rápidos para Leishmaniose Visceral Canina.  

O Programa Mais Saúde Animal é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e tem o objetivo de fortalecer o combate a duas zoonoses endêmicas no Maranhão: a Leishmaniose e a Raiva.  

A chefe do Departamento de Controle de Zoonoses do Estado, veterinária e responsável técnica pelo Mais Saúde Animal, Celma Soares, destacou a importância do programa. “Cuidando dos pets estamos também cuidando da população, pois a raiva e a leishmaniose são zoonoses que podem impactar diretamente a vida do homem”, enfatizou. 

Durante a edição do programa no Bairro de Fátima, foram realizadas 138 consultas e 115 testes rápidos para a detecção de Calazar. Também foram distribuídas 75 coleiras de proteção contra o mosquito transmissor da leishmaniose e 626 pets, sendo 525 cães e 101 gatos, foram vacinados contra a raiva. 

As ações do Mais Saúde Animal também já foram realizadas em São Luís, alcançando os bairros do Anjo da Guarda, Cidade Olímpica, Coroadinho, Cohatrac, Cohab e Turu, além de municípios como Raposa, Alcântara e Pindaré Mirim.