O Governo do Maranhão realizará, na próxima quinta-feira (3), a cerimônia de abertura do ano letivo dos novos residentes dos programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional – Turma 2022. O encontro dos novos residentes será online, a partir das 9h, pelo canal da Secretaria de Estado da Saúde (SES) no Youtube. 

Os residentes atuarão nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cirurgia Básica, Dermatologia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Psiquiatria, Cancerologia Cirúrgica e Urologia. Para a Residência Multiprofissional, as vagas são nas áreas de Atenção em Oncologia, Atenção em Neonatologia e Atenção em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto.  As residências são executadas no Hospital de Câncer do Maranhão, Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, Hospital Dr. Carlos Macieira e Hospital Nina Rodrigues.  

Conforme estabelecem as Resoluções da CNRMS/MEC – Brasília /DF, o Programa de Residência Médica têm duração de dois ou três anos, dependendo da especialidade, em regime especial de treinamento em serviço de até 60 horas semanais. Já o de Residência Multiprofissional tem regime de dedicação exclusiva sob a forma de curso de especialização. 

O programa de Residência Médica foi criado em 2010 pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para aprimorar as competências técnico-assistenciais de profissionais formados em cursos de medicina. Em 2018, foi implantada a Residência Multiprofissional, visando aprimorar ainda mais o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

A Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) é a instituição executora dos programas de residência. Ao longo de 12 anos, foram 24 turmas formadas e 257 profissionais capacitados. Em 2022, serão oferecidas 59 vagas em São Luís e Imperatriz.