O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde, realizou, neste sábado (11), a 12ª edição do Programa Mais Saúde Animal. Desta vez, os beneficiados foram os pets do Cohatrac e bairros adjacentes.
Os atendimentos do Programa Mais Saúde Animal foram oferecidos no Centro de Ensino Barjonas Lobão, bairro do Cohatrac. Os primeiros tutores chegaram com seus pets ao local do atendimento no início da manhã.
O programa, que promove ações de saúde animal para o combate de duas zoonoses endêmicas no Maranhão: leishmaniose e raiva, ofereceu 130 consultas gratuitas. Além disso, também foram disponibilizadas 1.500 doses de vacina antirrábica, testagem rápida para leishmaniose visceral canina (calazar), além de distribuição de coleiras para animais com resultado negativo.
“Chegamos a 12ª edição do Mais Saúde Animal, agora retornando ao bairro do Cohatrac. Com essa ação, estamos preservando a saúde desse animais e consequentemente dos seus tutores. Foram mais de 2 mil atendimentos”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
O servidor público João Fernandes, morador do bairro Aurora, conta que garantiu atendimento dos seus pets no Mais Saúde Animal, os cães Totó e Tina. “Essa ação é muito importante pois devemos cuidar da saúde dos nossos animais de estimação da mesma forma que cuidados da nossa saúde. Meus pets já vacinaram, fizeram a consulta é só estão aguardando pela coleira”, conta o servidor público.
Ao chegar ao local, os animais com consulta previamente agendada foram submetidos à testagem. Em casos de resultado negativo para Calazar, uma coleira específica que auxilia na proteção contra o mosquito transmissor da doença foi doada.
Muitos tutores aproveitaram a ação para imunizar seus pets com a vacina antirrábica, que foi oferecida de livre demanda para cães e gatos. “É sempre bom o animal está bem tratado porque ele convive diariamente conosco e por isso ele tem que ser vacinado para não passar nenhum tipo de doença para a gente”, diz o empresário Ivan Nasser, tutor do gato Lulu, morador do Cohatrac II.
A chefe do Departamento de Controle de Zoonoses do Estado, a veterinária e responsável técnica pelo Mais Saúde Animal, Celma Soares, destaca a importância dos cuidados com os animais domésticos. “Nesta ação nós estamos voltados para duas zoonoses que são a raiva e a leishmaniose. Doenças que são de grande relevância para a saúde pública pois são transmissíveis para o homem. Oferecendo esses serviços gratuitamente para a população estamos evitando a propagação dessas zoonoses”, pontua Celma Soares.
Mais Saúde Animal
As ações do Mais Saúde Animal também já foram realizadas em São Luís, alcançando os bairros do Anjo da Guarda, Cidade Olímpica, Coroadinho, Cohatrac, Cohab, Habitacional Turu e Bairro de Fátima além de municípios como Raposa, Alcântara, Arari e Pindaré Mirim.
Deixe um comentário