Uma programação especial foi realizada no Hospital de Câncer em alusão ao Dia das Mães. Com música e distribuição de brindes, a ação envolveu pacientes e familiares e levou a celebração para enfermarias, UTIs e salão de quimioterapia da unidade. O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, acompanhou o momento.

“Muitas mães estão sendo cuidadas no Hospital de Câncer e nosso objetivo, com ações assim, é complementar a assistência e o carinho que recebem diariamente dos profissionais de saúde. É um dia para lembrar o quanto elas são importantes e, ao mesmo tempo, nos abastecer com esse amor materno que aquece o coração”, disse Tiago Fernandes.

A atividade contou com a participação da equipe multiprofissional da unidade e de membros da Residência Multiprofissional.

De acordo com o diretor geral da unidade, Sérgio Catardo, a programação serviu para compartilhar alegria. “Foi um momento de descontração, de poder tirar a atenção do sofrimento, permitindo que os pacientes vejam além da doença. Tudo isso é muito importante para o processo terapêutico, uma vez que essa sensibilização ajuda a transformar a rotina com respostas positivas ao tratamento”, comentou.

Dona Aglaeide Silva, de 38 anos, é mãe de cinco filhos e foi diagnosticada com linfoma. Atualmente, ela se encontra internada na UTI do hospital enquanto é submetida ao quinto ciclo da quimioterapia. Emocionada, ela agradeceu a manifestação de amor que tem recebido. 

“Quando vim para cá, de primeiro veio aquele sentimento de medo, mas tudo isso passou por causa da forma como os profissionais me receberam. Cada pessoa que entra nesta sala me passa segurança e carinho e isso tranquiliza a gente. Eu agradeço a Deus todos os dias por cada um transmitir a força que eu precisava”, compartilhou Aglaeide.

A programação teve continuidade no salão de quimioterapia com as mães que recebiam medicação no ambulatório. Com palavras de apoio, músicas e homenagens, a equipe de residentes distribuiu kits de higiene pessoal e lembrancinhas. Dona Euzamor Matos, de 65 anos, faz tratamento contra o câncer de mama há três anos e se disse amada com as declarações que recebeu.

“Neste Dia das Mães, eu posso dizer que sou muito feliz e agradeço a Deus por ser mãe”, comentou. “A minha mãe tem sido muito forte e uma guerreira. E muito disso também por causa do suporte que ela recebe. Além dos medicamentos, tem também o apoio dos profissionais”, complementou a filha da dona Euzamor, Maria Regina Matos.