O Parque da Vila Palmeira ofereceu uma série de serviços públicos e atrações culturais em homenagem ao Dia das Mães para os visitantes durante o sábado (13). Batizado como “Mãe, vem pro parque”, o evento contou com oficinas de maquiagem, beleza, massagem, feirinha de artesanato, doação de mudas, aula de zumba, entre outras ações.
Os serviços serão disponibilizados ao longo de todo o mês de maio nos parques estaduais. O secretário de Estado do Governo, Márcio Machado, ressaltou que a iniciativa é uma homenagem às mães e reforça o compromisso da gestão estadual em cuidar do bem-estar das pessoas.
“O Estado está recebendo as mães num bairro muito conhecido da nossa cidade de São Luís, que é o bairro da Vila Palmeira, e estamos aqui com várias secretarias fazendo ações voltadas para atender as necessidades das mães. Também temos uma programação cultural direcionada para o São João, que está sendo anunciado a todos os cantos do país”, comentou o secretário de Governo.
Como parte da programação cultural, as famílias que foram ao parque acompanharam o show da cantora Anastácia Lima. O repertório contou com músicas clássicas do bumba boi maranhense, como “Maranhão, Meu Tesouro, Meu Torrão”, “Bela Mocidade”, “Esqueça”, “Morena Bonita”, entre outras.
Durante a ação também foram oferecidos serviços na área da saúde, por meio dos quais a população teve acesso a exames de mamografia e preventivo realizados pela Carreta da Mulher Maranhense; atendimento odontológico com a unidade móvel do Sorrir; e vacinação contra Covid e Influenza. Além disso, foram oferecidos serviços na unidade móvel do VIVA/Procon, como emissão de RG, carteira digital de trabalho, cartão do SUS, entre outros.
A aposentada Justina Ferreira, 83 anos, soube da iniciativa e aproveitou para vacinar contra Influenza. Ela foi levada ao Parque da Vila Palmeira pela filha Ivanir de Jesus Santos, 53 anos. “Eu não tenho medo não, eu quero é minha saúde e se for preciso tomar remédio ou vacina eu tomo. Eu estou dessa idade, mas eu faço tudo, eu lavo, eu passo. E mantendo a saúde a gente consegue fazer o que quer”, disse Justina Ferreira.
Quem também não deixou a oportunidade passar foi a dona de casa Maria Zenaide Moreira, 58 anos. “Estou passeando e olhando o evento, e aproveitei para fazer uma massagem, hoje vou dormir muito bem. É muito importante ter essas ações aqui, especialmente para atender as pessoas mais carentes que às vezes têm dificuldade para marcar uma consulta ou um exame, então poder fazer aqui um preventivo ou uma mamografia é melhor”, contou.
Moradora do bairro Vila Palmeira, Leidiane Maria da Silva, 33 anos, aceitou o convite de uma vizinha para participar da aula de zumba promovida durante a programação e a aprovou a opção de lazer em uma área pública como o Parque da Vila Palmeira.
“Toda a programação é bacana demais e eu já vim de casa preparada para participar da zumba, também pretendo ir ao estande de doação de mudas de plantas. Eu achei bom pois é uma chance de ter acesso a serviços e ainda sair do sedentarismo”, afirmou.
O instrutor de dança e professor de Educação Física, Cristiano Abreu, que ministrou a aula de zumba, ressaltou que a atividade é realizada duas vezes por semana no parque e possibilita diversos benefícios aos participantes.
“Quem já participa das aulas durante a semana conhece bem os benefícios. Esse evento do governo é muito bom e incentiva as pessoas que ainda não conhecem o projeto a participarem. A zumba vai muito além da dança, representa cuidado e saúde mental. De cada dez pessoas que falam dos benefícios, três são físicos e outras sete falam do quanto mudou psicologicamente”, observou.
A auxiliar de supermercado Francileide Furtado é um exemplo dos benefícios da atividade física possibilitada com o Parque da Vila Palmeira. Ela tem Mal de Parkinson e faz questão de participar das aulas de zumba, inclusive da realizada durante a programação do “Mãe, vem pro parque”.
“Eu não paro! Eu venho, danço e me movimento. Eu me sinto bem e além de conseguir dançar, porque os movimentos são leves, eu fico feliz. E o evento aqui na Vila Palmeira é muito bom, a gente pode vir para cá e se divertir, se animar”, afirmou.
Mais Renda
O evento também serviu como oportunidade de trabalho para beneficiários do programa Mais Renda, como Paola Pinheiro, 21 anos. Com seu carrinho de pipoca, ela aproveitou a programação realizada no Parque Folclórico da Vila Palmeira para aumentar as vendas.
“É uma boa oportunidade para ter um lucro a mais no mês. Então é muito bom ter essa oportunidade e o movimento está bom”, comemorou.
Próximos eventos
A programação alusiva ao Dia das Mães seguirá ao longo de todo o mês. No próximo dia 20 será a vez do Parque São João Paulo II, no Aterro do Bacanga, receber a programação; já no dia 21, as atividades serão realizadas no Parque do Itapiracó; e no dia 27 no Parque do Rangedor. As atividades começam sempre às 16h e seguem até às 20h.
Deixe um comentário