A Rede de Desenvolvimento Territorial do Maranhão (Redetema) reuniu-se com os prefeitos dos municípios que margeiam a Estrada de Ferro Carajás no Maranhão, integrantes do Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM), na terça-feira (15), no Palácio dos Leões, para firmar parceria com foco na geração de renda e sustentabilidade econômica das famílias mais vulneráveis deste território.
A Redetema é uma iniciativa proposta conjuntamente pela Vale, Suzano e Governo do Estado, com objetivo de integrar as ações dessas empresas e do governo no território de atuação de ambas, sobretudo ao longo do corredor da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão. Tem como finalidade potencializar as ações de responsabilidade social das empresas privadas em articulação e integração com ações governamentais já em curso nestes municípios.
As ações da Redetema visam à integração dos programas de geração de trabalho e renda existentes na região; potencialização das cadeias produtivas do leite, hortifrutigranjeiro, farinha, mel e agroextrativismo; e inovação e tecnologia aplicada às cadeias produtivas.
O objetivo da reunião foi a inserção do Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM) à Redetema, fazendo uma junção de esforços da iniciativa privada e pública com a finalidade de combater a pobreza e a desigualdade nesses municípios. O coordenador da Redetema e secretário de Estado de Políticas Públicas, Marcos Pacheco, apresentou as ações da Rede e destacou a importância da integração de todos. “Hoje nós estamos aqui alimentando um sonho: de juntar todas as instituições, públicas e privadas, que tenham um pé fincado no território do corredor da Estrada de Ferro Carajás, unidos, com inteligência, criatividade e solidariedade, para erradicar a pobreza extrema nessas cidades. Isso é possível!”, destacou Pacheco.
Durante a reunião, foi feita a apresentação do Diagnóstico Socioambiental da Estrada de Ferro Carajás, pelo gerente de Desenvolvimento Territorial da Vale, Frederico Baião. “A Vale está aqui hoje defendendo esta causa, essa missão, que é de todos nós, de contribuir para uma melhor qualidade de vida dessas pessoas. Sairemos muito mais fortalecidos atuando juntos”, explicou Vanessa Tavares, gerente de Relações Institucionais da Vale no Maranhão.
O prefeito de Alto Alegre do Pindaré e presidente do Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM), Fufuca Dantas, contou que é de grande importância a adesão à Redetema, para que seja definida uma agenda unificada entre os municípios, a iniciativa privada e os governos do Estado e Federal.
“Os municípios precisam de assistência, não adianta investir na produção de leite e não dar a possibilidade das pessoas escoarem a produção por falta de pontes, por exemplo, principalmente na zona rural. Temos um município aqui hoje, um povoado que produz queijo e manteiga de uma qualidade excepcional, mas que precisa de ajuda para formalizar a comercialização junto aos órgãos competentes e, também, acesso à sede da cidade. As demandas são muitas, e estamos aqui, juntos, para buscar as melhores formas de resolução”, revelou Fufuca Dantas.
Municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM): Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Anajatuba, Arari, Bacabeira, Bela Vista do Maranhão, Buriticupu, Bom Jardim, Bom Jesus do Tocantins (PA), Bom Jesus das Selvas, Cidelândia, Igarapé do Meio, Itapecuru Mirim, Itinga do Maranhão, Miranda do Norte, Monção, Pindaré-Mirim, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Rita, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca, Tufilândia, Vila Nova dos Martírios, Vitória do Mearim e São Luís.
Além da Vale e Suzano, e agora do CIM e UFMA, participam da Redetema as seguintes secretarias e órgãos do Governo do Estado: Seepp, Setres, Sedes, Sedihpop, Sagrima, SAF, Agerp, Secti, Seduc, Seir, Imesc, Iterma, Sepe, Semu, SRI, UEMA e Fapema.
Deixe um comentário