O anúncio oficial do São João do Maranhão foi feito agora há pouco, em coletiva no Palácio Henrique de La Rocque. O governador do Estado, Carlos Brandão, informou do investimento de R$44 milhões para o evento deste ano, com estimativa de impacto econômico de R$180 milhões.

Este ano, uma das novidades do evento, são os 4 grandes arraiais que serão montados nos municípios de Imperatriz, Pinheiro, Barreirinhas e Timon. “No ano passado investimos em cerca de 70% dos municípios, e este ano devemos chegar a 80%, além de ter esses polos nas cidades que já falamos acima. A tendencia é ampliarmos ainda mais”, disse Carlos Brandão.

Outra novidade, é o aplicativo para celulares São João do Maranhão, que terá, além das programações. informações sobre hotéis, restaurantes, pontos turísticos.

O São João do Maranhão, intitulado o Maior São João do Mundo, terá mais de 60 dias de festa. De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, mais de 1.266 atrações foram habilitadas a participarem do São João, que começa no dia 4 de junho, no Arraial do Ipem.

“Tivemos um evento grandioso que foi o Cortejo Junino na última sexta-feira. Mais de 1,5 mil pessoas em 4 domingos no Maranhão de Reencontros. Teremos mais de 14 arraiais oficiais na Grande Ilha. Estivemos em São Paulo fazendo o lançamento para agências, operadoras de turismo, então tenho certeza que esse São João vai ter um impacto econômico no turismo do estado gigantesco”, disse.

Turismo

A expectativa do Governo do Estado é que neste São João pelo menos 200 mil pessoas desembarquem no estado. A estimativa de ocupação do setor hoteleiro é de 75%.

“Fomos para São Paulo mostrar o São João, colocamos painéis nos aeroportos de São Paulo, Teresina, Belém. Fortaleza, Belo Horizonte. Se no ano passado a cidade ficou cheia, este ano vai ficar ainda mais”, disse o governador Carlos Brandão.

Segurança

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública foi montado um plano de segurança para o São João, com reforço de diário de 50 policiais civis; 60 homens a mais por dia do Corpo de Bombeiros, distribuídos em todos os arraiais da capital;, além de um contigente policial de 500 homens;, apoio do Comando Tático Aéreo; e o trabalho de conscientização das delegacias especializadas da Mulher, e da Criança e do Adolescente.

A coletiva teve a presença de secretários de estado, gestores, vereadores, deputados, prefeitos, dentre outras autoridades, além de gestores culturais, produtores, fazedores de cultura e público em geral. A cantora Rosa Reis e o cantador Ribinha, do Boi de Maracanã foram os responsáveis pelo momento cultural.