Neste período de Carnaval, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem trabalhado em ações de conscientização e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Quase quatro milhões de preservativos, em uma estimativa de três milhões masculinos e 900 mil femininos, serão distribuídos às 19 Regionais de Saúde até dia 14 de fevereiro.
Além da distribuição dos preservativos, a equipe da SES também fará Blitz Educativas em pontos de alta circulação de pessoas ao longo do mês, como no Terminal de Passageiros da Ponta da Espera (Ferryboat), em São Luís.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, é preciso alertar a população sobre os cuidados com a saúde, para que todos possam aproveitar o Carnaval com segurança. “O governador Carlos Brandão está realizando um dos maiores carnavais já vistos aqui no Maranhão, e todos nós temos o compromisso com a saúde pública. Por isso, intensificamos a campanha de prevenção ao HIV/Aids no Carnaval”, ressaltou.
Segundo a chefe do Departamento de Atenção às ISTs/Aids e Hepatites Virais da SES, Jocélia Frazão de Matos, as festividades de Carnaval demandam um reforço das ações da equipe. “No período carnavalesco, nossa equipe tem intensificado a distribuição de preservativos, masculino e feminino. Temos uma logística, através das Regionais de Saúde, para que esse preservativo chegue aos 217 municípios”.
No Maranhão, as ISTs com maior incidência na população são Aids e Sífilis, sendo a faixa etária de 20 a 49 anos a mais acometida.
Deixe um comentário