Por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) está saindo do papel e se tornando realidade em várias regiões do território maranhense. Em Coroatá, as obras da nova unidade já foram finalizadas e, em andamento e sob a responsabilidade da Sinfra, existem mais 13 unidades em construção.

Todo esse investimento é feito pelo Governo do Maranhão, que entende a importância da educação ofertada de forma gratuita e com qualidade, prezando pela estrutura adequada para o ensino e aprendizagem nas unidades plenas e vocacionais.

Desde 2015, quando foi instituído pelo governador Flávio Dino, o IEMA leva educação profissional, científica e tecnológica a alunos que, sem o apoio do Estado, não teriam a oportunidade de estudar em um ambiente escolar como o ofertado no IEMA. O objetivo, desde a implantação, é que todas as regiões do Maranhão tenham pelo menos uma unidade do instituto, dando possibilidade para que cada estudante desenvolva seus potenciais acadêmicos e já saia da instituição com um curso técnico pronto para entrar qualificado no mercado de trabalho.

Segundo secretário da Sinfra, Clayton Noleto, atualmente, existem 13 unidades do IEMA com obras em andamento, nas seguintes cidades: Santa Helena, São Domingos, Balsas, Colinas, Chapadinha, Tutóia, Vitória do Mearim, Santa Luzia, Amarante, Santa Luzia do Paruá, Coelho Neto, Carutapera e São Mateus.

“Essas unidades do IEMA se juntam a uma rede já existente. Nós temos uma rede de aproximadamente 40 unidades em funcionamento e temos, também, as escolas de ensino em tempo integral, que são quase 100 unidades, e nós não tínhamos nenhuma até 2015”, afirmou o secretário durante a live transmitida no começo deste mês.

Em Coroatá, as obras da nova unidade já foram concluídas e, de acordo com o reitor do IEMA, Alex Oliveira, as equipes já estão realizando a mudança do antigo para o novo prédio. A nova unidade plena conta com laboratórios, auditório, biblioteca, salas de aulas, área de vivência, quadra poliesportiva, dentre outros espaços.

De acordo com a equipe técnica da Sinfra, a unidade na cidade de Amarante está sendo concluída e o IEMA em Santa Luzia do Paruá está recebendo os ajustes finais.